Seguidores

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Como morreu o cangaceiro Jararaca


Diz o jornalista Geraldo Maia que no depoimento baseado que Pedro Sílvio de Morais, um dos integrantes da escolta que matou o cangaceiro, fez ao historiador Raimundo Soares de Brito, dizia o depoente:

Escritor Raimundo Soares de Brito e o jornalista Geraldo Maia do nascimento 

“- Pelas onze e meia horas da noite, de um  luar claro e  frio, do mês de junho, uma escolta composta de oficiais, sargentos e praças, conduziu em automóvel o bandido, dizendo que ele ia para Natal. No momento da saída e ao dar entrada no carro, Jararaca disse que tinha deixado as alpargatas na prisão, e pediu ao comandante para mandar buscá-las, pois não queria chegar na capital com os pés descalços.

O tenente-comandante então disse que em Natal lhe daria um par de sapatos de verniz. Quando os automóveis pararam no portão do cemitério, Jararaca interrogou-os:

- Mas isto aqui é o caminho de Natal?

Como resistisse descer do automóvel, um soldado, empurrando-o, deu-lhe uma pancada com a coronha do fuzil. 

No cemitério, mostraram-lhe uma cova aberta lá num canto, e um deles perguntou-lhe: 

- Sabe para que é isso?

- Saber de certeza não sei não, mas, porém estou calculando. Não é para mim? Agora, isso só se faz porque me vejo nestas circunstâncias, com as mãos inquiridas e desarmadas! Um gosto eu não deixo para vocês: é se gabarem de que eu pedi que não me matassem. Matem! Matem que matam, mas é um homem! Fiquem sabendo que vocês vão matar o homem mais valente que já pisou neste...

Mas o Jararaca não teve tempo de dizer o que queria.

Um soldado por trás dele, deu-lhe um tiro de revólver na cabeça. Ele caiu e foi empurrado com os pés para dentro da cova.

Túmulo do cangaceiro Jararaca

gemaia@bol.com.br
http://www.blogdogemaia.com/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo15:53:00

    Pois é Professor Mendes, de toda a trajetória da invasão à Cidade de Mossoró, a única coisa que eu reprovaria seria a maneira como foi morto o cangaceiro Jararaca. Não poderiam ter deixado o prisioneiro recolhido e entregue à Justiça para as devidas providências, logo que não mais oferecia perigo para a Sociedade?
    Feliz São João para você e familiares.
    Antonio Oliveira - Serrinha - Bahia

    ResponderExcluir