Seguidores

domingo, 22 de junho de 2014

Eronides de Carvalho


Eronides de Carvalho, sentado, o segundo da direita pra esquerda. Foi um grande colaborador e fez algo inusitado para a época, que muita gente desconhece. 


Uma vez que Lampião era dado a algumas sofisticações, na visita a fazenda Jaramataia um dos cabras estava sofrendo de dor de dente, e o Dr. Eronides, como médico, oferece uma aspirina para ele. O cabra, desconfiado, aguarda a aprovação do capitão... Que de pronto autoriza, então o cangaceiro toma o medicamento, e melhora da dor de dente. Destaco Eronides também pelas belíssimas fotos que ele que ele fez de Lampião e seu bando. Excelentes registros de Mariano, Zé Baiano, Calais, Arvoredo e outros. 

Este homem, que abrigou Lampião em sua fazenda e o presenteou, inclusive com perneiras do Exército. Filho de Antonio “Caixeiro” de Carvalho, grande protetor de Lampião em terras sergipanas em 1937, é nomeado Interventor de Sergipe, no Estado Novo de Vargas. 

A partir daí ele aparece na imprensa condenando o cangaço e os seus colaboradores, e até cobrando um fim para esse flagelo. Me lembrou muito os nossos políticos de hoje, que, mesmo flagrados na ilegalidade, na primeira oportunidade pregam a moral e os bons costumes.

Fonte: facebook
Página:Paulo George

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo17:38:00

    Pois é Mendes, o doutor Eronides como médico e oficial, foi possível ter na fazenda de seu pai, Lampião e seu bando, mas como Governador (Interventor), com certeza ficaria difícil. É mesmo que um Bacharel em Direito, como Advogado pode proteger alguém, mas, se ele assume a magistratura, a coisa muda.
    Abraços,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir