Seguidores

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Propriedade Cacimba de Vaca


Aspecto atual da sede da propriedade Cacimba de Vaca, atacada por Lampião e seus homens, encontrava-se vazia e foi depredada.

Seguem depois para outras propriedades, mas Lampião tem a informação que o melhor está cerca de meia légua para frente e é uma fazenda denominada Cacimba de Vaca. 

O seu proprietário, Joaquim Dias da Cunha, tido como homem de dinheiro, soube do avanço da tropa de sicários e não perdeu tempo. Pegou seu povo e suas riquezas e tratou de fugir. 

Esta fuga enraiveceu Lampião e o bando descontou a desdita numa extensa lista de depredações, um incêndio criminoso ao paiol de cereais e de utensílios rurais.

Adendo: - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Grande pesquisador Sérgio Roberto:

As sua informações são valiosas para todos nós estudantes do cangaço, só que o pesquisador nesta não colocou o Estado em que está localizada esta casa. 

Nós estudantes do cangaço que moramos distante das regiões que mais sofreram depredações por Lampião, sem a informação do Estado, ficaremos no mato sem cachorro, já que não temos a mínima ideia onde isto ou outros fatos aconteceram. 

Tenho certeza que o pesquisador sabe muito bem que não se refere à críticas, e sim para que nós tenhamos ideias do local ou locais afetados pelos cangaceiros.

Parabéns pelas suas excelentes informações.

Fonte: facebook
Página: Sergio RobertoLampião, Cangaço e Nordeste

O amigo Sálvio Siqueira disse em sua página no facebook o seguinte:

No época do ataque a casa sede da fazenda Cacimba de Vaca, município de Lucrécia-RN, no ano de 1927, aconteceram vários outros ataques em fazendas circunvizinhas e povoados. Como por exemplo: a Vila de Boa Esperança, fazenda Mombança cujo proprietário chamava- se Frutuoso Gomes, a qual estavam rezando uma novena, invadem a casa de José Gomes, Joaquim Dias, a sede da fazenda Castelo Branco, a casa de Raimundo Alves de Oliveira, por fim a fazenda Serrota ou Serrota dos Leites, cujo proprietário era Egídio Dias da Cunha, filho de Joaquim Dias. O qual Lampião sequestrou e pediu resgate. Fonte blog Tok de História por Rostand Medeiros

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário