Seguidores

sábado, 14 de junho de 2014

Foto das cangaceiras Áurea de Mané Moreno e Rosinha de Mariano


Raríssima fotografia na fazenda Barra do Ipanema, 1936. Áurea, esposa de Manoel Moreno e Rosinha, grávida de Mariano. O retratista foi o dono da fazenda, Julio de Freitas Machado.

Fonte: facebook

Nota do:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"Segundo o escritor Alcino Alves Costa em seu livro "Lampião Além da Versão Mentiras e Mistérios de Angico" a cangaceira Rosinha, filha do vaqueiro Lé Soares e irmã da cangaceira Adelaide, foi assassinada porque não obedeceu o que  Lampião lhe dissera, que a liberava para fazer visitas aos seus familiares, mas não se demorasse. Rosinha achando que Lampião esqueceria do que lhe dissera, não retornou ao coito no prazo estipulado pelo rei.

Temendo que ela poderia ser presa por alguma volante, e com certeza denunciaria a localização do seu coito, Lampião ordenou que alguns cangaceiros fossem à procura da Rosinha, e lá mesmo a matassem. E assim foi feito o assassino da ex-companheira do cangaceiro Mariano, que nesse período já havia sido abatido pela força policial do tenente Zé Rufino.

Grande pesquisador Antonio de Oliveira:

Mais uma foto que eu não a conhecia. 
Eu já conhecia a Rosinha do cangaceiro Mariano, mas isoladamente. 
Em companhia da Áurea do cangaceiro Mané Moreno eu ainda não tinha visto".

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo10:20:00

    Com certeza caro Pesquisador Mendes, esta é uma foto raríssima mesmo, que os pesquisadores atentamente vêm descobrindo, e você que não perde tempo, mesmo estando em fase de restabelecimento da cirurgia, está presente na atualização do blog.
    Parabéns aos descobridores de fotos antigas.
    Antonio Oliveira- Serrinha

    ResponderExcluir