Seguidores

sábado, 14 de junho de 2014

Casa histórica. Aí, aconteceu um fato que foi decisivo para a derrocada do cangaceirismo.


Casa histórica. Aí aconteceu um fato que foi decisivo para a derrocada do cangaceirismo. Que lugar é este e sua relação como o cangaço?


O pesquisador Rivanildo Alexandrino opinou: 

- Seria a casa de Pedro de Candida?


José Mendes Pereira disse:

- Grande Rivanildo Alexandrino: É verdade. É a casa do coiteiro Pedro. Apenas houve um trocadinho no seu apelido, que não é Pedro de Cândida, e sim Pedro de Cândido, faz referência ao seu pai, que era Cândido. Algumas pessoas ainda escrevem o nome do coiteiro Pedro de Cândida, inclusive eu. Só deixei de usar quando fui informado pelo escritor e pesquisador do cangaço Alcino Alves Costa que não é Pedro de Cândida, e sim Pedro de Cândido.


Fui informado através de e-mail, que segundo Alcino conheceu muito a mãe do Pedro, e ela se chamava Guilhermina. Estas foram as palavras que me enviou o Alcino Alves Costa: 

"- Amigo Mendes, afirmo-lhe com toda certeza que a mãe do coiteiro Pedro, irmão de Durval Rosa, não se chamava Cândida, e sim Guilhermina. Conheci muito esta senhora...".

  
O pesquisador Ernani Neto disse:

- Casa da Fazenda Angico, onde morava a mãe de Pedro de Cândido e Durval Rosa.


O pesquisador Sálvio Siqueira disse:

- Errando no meu comentário, com certeza, o amigo Jairo Luiz Oliveira acertou, com o seu, no 'miolo' da questão. (...) "Casa da mãe de Pedro de Cândido, coiteiro que indicou que o grupo de Lampião estava próximo à margem do Rio São Francisco (SE), em 1938 (...)". Fonte portal do Cangaço.


Já o pesquisador Voltaseca Volta disse:

-  O Dr. Jairo arrebentou, juntamente com o senhor Ernani Neto! De fato, essa era a casa de dona. Guilhermina Rodrigues Rosa, mãe de Pedro e de Durval. E foi nessa casa sob tortura que Pedro chamou o irmão Durval e levaram a volante do tenente João Bezerra até o coito de Lampião, dizimando ao raiar do dia 28 de Julho de 1938, o rei do cangaço e mais 10 (incluindo Maria Bonita). É uma pena, que, hoje, essa casa não exista mais, nem os escombros... Abraço Volta Seca.


O escritor e pesquisador do cangaço José Sabino Bassetti disse:

- Em companhia de Francisco, descendente da família, cheguei a ver os escombros dessa casa. Foto raríssima.


O pesquisador Jairo Luiz Oliveira disse:

- Casa de Pedro Rodrigues Rosa filho Cândido e Guilhermina Rodrigues Rosa, portanto seu apelido era Pedro de Cândido fazendo referência ao pai dele.

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário