Seguidores

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Grande Festa em Dores

Por João Paulo

João Paulo à direita, Vasko vasconcelos e confrades da ALAS, AGL, AEL, ALLE e ADL

A instalação da nossa Academia Dorense de Letras, dada ontem pela manhã, acabou se transformando num grande encontro acadêmico, pois, lá estavam representadas todas as arcádias sergipanas. Foi um bonito momento de unidade entre a Academia Sergipana de Letras e as arcádias municipais (Dorense - ADL, Lagartense - ALL, Laranjeirense - ALLE, Estanciana - AEL, Itabaianense - AIL, Gloriense - AGL, Tobiense - ATLAS) e também a regional (Academia de Letras do Amplo Sertão Sergipano - ALAS). Afinal, elas convergem para um mesmo objetivo: fomentar a arte literária entre as comunidades nas quais estão inseridas.

Ao final do evento, pude dialogar com alguns dos confrades e este objetivo comum foi o assunto mais comentado. O presidente da ALAS, professor Vasko, representou todas as arcádias interioranas na mesa de honra daquela solenidade e ministrou algumas palavras que, pela sua representatividade solicitei a permissão para compartilhá-las aqui. 
  



"Onde quer que esteja, Pero Novais de Sampaio que no início do século XVII fundou o lugarejo que seria denominado Enforcados, está muito feliz por este momento. Nem imaginava ele, naquela quarta-feira, 4 de outubro de 1606, que nas duas léguas de terras doadas pelo capitão-mor Nicolau Felipe de Vasconcelos, brotaria um polo de desenvolvimento não apenas comercial, mas sobretudo cultural. Graças à sabedoria de um missionário, Enforcados, no início do século XIX, passou a chamar-se Nossa Senhora das Dores, nome que conserva até hoje. Exatos 34.199 dias. Este foi o tempo transcorrido de 23 de outubro de 1920, elevação à categoria de cidade de Nossa Senhora das Dores; até hoje, 11 de junho de 2014, dia da glorificação literária do município. Tal como quem espera um Messias Prometido, a população desta comuna aguardou pacientemente todos esses dias, para presenciar a instalação da ADL – Academia Dorense de Letras.

Não. Não é a primeira. Também não será a última a ser implantada no interior de Sergipe; mas, por enquanto, é a nossa querida irmã caçula. Outras virão, porque, como vulgarmente se diz, a “fila tem que andar”. 

Em breves dias, esta província do Cacique Serigy assistirá ao despontar do primeiro sodalício literário de âmbito regional no Estado e quiçá no Brasil. Virá em missão de paz, com o escopo de colaborar com o trabalho já brilhantemente desenvolvido pelas coirmãs municipais e estadual. Refiro-me à ALAS – Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano que engloba 12 (doze) municípios criteriosamente eleitos para comporem o mapa literário do Alto e Médio Sertão desta unidade federativa. Nós, alanos, Leunira Batista Santos Sousa, Edivan de Jesus Santos e este que lhes dirige a palavra, representando todos os outros confrades e confreiras do conglomerado acadêmico de Sergipe que, pelos mais diversos e justos motivos, não puderam comparecer a esta solenidade; prestamos as mais sinceras homenagens à vizinha coirmã, desejando-lhe, e aos seus membros, o mais retumbante sucesso. Obrigado." Palavras de Vasko Vasconcelos

João Paulo
Nossa Senhora das Dores
Sergipe

http://cariricangaco.blogspot.com.br/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário