Seguidores

sexta-feira, 13 de junho de 2014

O Memorial da Resistência em Mossoró


Se você está querendo conhecer Mossoró no Rio Grande do Norte, não deixe de visitar  o Memorial da Resistência, patrimônio da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Não é pintura, a foto foi gravada em cerâmica na parede do prédio

O Memorial da Resistência em Mossoró é um museu de exposições que destacam o tema do Cangaço e a resistência da cidade de Mossoró ao bando de Virgulino Ferreira da Silva - vulgo Lampião - que tentou invadir a cidade no ano de 1927.



Composto por três andares, que abrigam cinco módulos para destacar diferentes temas e aspectos do Cangaço, o memorial apresenta exposição de vários painéis.


Nesta imagem tem um senhor que no momento da foto estava visitando o memorial. Através dele calcule o tamanho das fotos dos cangaceiros.

O módulo (1) -  conta a história do movimento; O módulo (2) apresenta as biografias dos heróis da resistência mossoroense, ilustradas com fotografias. O módulo (3), denominado "A Cidade", exibe fotografias que revelam a evolução da fisionomia arquitetônica de Mossoró. O módulo quatro, chamado "Portal", tem um salão de exposição, salas de projeção de filmes e consultas virtuais sobre temas relativos ao Cangaço e café literário.

Nesta imagem tem uma senhora que no momento da foto estava visitando o memorial. Através dela calcule o tamanho das fotos dos cangaceiros.

Aqui começa o Memorial da Resistência de Mossoró

Mossoró é conhecida como a única cidade do Nordeste a expulsar Lampião e o seu bando sem a ajuda das forças militares e unicamente com a participação do povo da cidade que se armou e abateu um dos mais importantes membros do bando de Lampião, um cangaceiro chamado de Jararaca. Desde então, a cidade ficou conhecida como a terra da resistência.

Wikipedia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminasimpleshistorias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário