Seguidores

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Anel encontrado no dedo de Lampião quando foi assassinado em Angico

Este anel foi feito em Itabaiana no Estado de Sergipe, por Antônio Teixeira Lobo, ou melhor "Toinho ourives" a pedido de Etelvino Mendonça. Ele estava no dedo de Lampião na hora de sua morte.

"A canção serve também para Joãzinho Retratista, meu tio-avô, figura hilária que eu tive enorme prazer de conhecer quando criança. Todavia, meu avô era Antônio Lobo, que tinha uma relojoaria vizinha a de Joãozinho (parede com parede, muro baixinho entre as duas).  Os dois cultivavam carambolas no quintal dos seus estabelecimentos comerciais, e eram ourives.

A máquina de Coca-cola ficou pouco tempo numa loja-galeria que foi instalada onde era a loja de meu avô Toinho. Hoje a loja que tinha a máquina já é outra. Os dois velhos brigavam muito e as brigas eram engraçadíssimas.  

Nos dedos de Lampião, a mão direita tem três anéis. Será um deles?

Meu avô Toinho fez um anel para Lampião com as iniciais CVL (Coronel Virgolino Lampião). Quem encomendou pessoalmente foi Corisco (pouca gente sabe disso). Disseram-me que esse anel está no Museu do Cangaço.

Isso tudo merece outra música, que pretendo fazer com o parceiro Heitorzinho. Com ele fica mais fácil e a música sempre fica mais bonita. O bicho é excelente compositor (sou fã), mesmo ele tendo a aparência de homem das cavernas. Obrigado ao Robério Santos, e a toda a turminha de Itabaiana, lembrança a todos os Lobos, especialmente ao meu primo Ivan, grande músico já falecido, neto de Joãzinho. Eu e Ivan começamos a aprender violão juntos, em Itabaiana. Um abraço em todos." Gilton Lobo

Fonte: facebook
Página: Robério Santos

Ilustrado por José Mendes Pereira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo10:01:00

    Belo anel companheiro Mendes, esse do rei do cangaço.
    Antonio Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:05:00

    Belo anel caro Gilton Lobo e companheiro Mendes. Só uma dúvida ficou comigo. As três iniciais do anel, o que significa? Quem é ou era o seu dono, se não combina com o nome de Virgolino Ferreira da Silva nem com Capitão Virgolino Lampião.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir