Seguidores

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Certidão de Nascimento de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião


ADENDO: http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Na "Certidão de Nascimento de Lampião" está registrado que ele nasceu no dia 7 de Julho de 1897, e o nome Virgolino é escrito com "O", e não com "U". 


O escritor João de Sousa Lima já afirmava que realmente o nome de Virgolino, o cangaceiro Lampião é mesmo escrito com "O" e não com "U".

Não importa que exista Virgulino com "U", que depende como foi registrado em cartório, e sabemos que existem pessoas que seus sobrenomes "Sousa" são escritos com "S" e com "Z", Antônio com acento, Antonio sem acento, Manoel escrito com "O", Manuel escrito com "U"... Mas o nosso cangaceiro Virgolino o seu nome é escrito com "O".


Vamos escrever de hoje em diante o nome do cangaceiro do nordeste brasileiro Virgolino Ferreira da Silva com "O" e não com "U". Não há mais dúvida, o cartório registrou Virgolino com "O". Se a igreja fez seu batistério com "U", mas o que vale é o Registro do cartório.

Fonte: facebook
Página: Robério SantosLampião, Cangaço e Nordeste


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo10:17:00

    É verdade e pura verdade caro Mendes quanto ao "O" ou "U" de Virgolino. Tudo indica que há 80 e cem anos passados, a ortografia era mesmo assim. Eu tenho um primo distante, o Juiz de Direito Doutor Antonio José de Araújo, que escreveu um livro em 1926, intitulado A FAMÍLIA DE SERRINHA, que a palavra "lugar" está escrita "logar", e no mesmo livro, o nome da minha bisavó Redugina, está escrito "Redogina". Jacuípe está escrito "Jacoípe". Fazenda Tabua está escrito "Fazenda Tabôa". Como você mesmo sabe (você que é professor da Língua Portuguesa), a ortografia vem sendo alterada constantemente, como aconteceu há poucos anos: A nova ortografia.
    Abraços senhor pesquisador da HISTÓRIA DE VIRGOLINO FERREIRA DA SILVA.
    Antonio José de Oliveira - Povoado Bela Vista - Serrinha - Bahia;

    ResponderExcluir