Seguidores

segunda-feira, 7 de julho de 2014

David Leite e José Edilson lançam hoje antologia de poemas

Marcos Bezerra/Arquivo/NJ - Praça Rodolfo Fernandes, Mossoró

HENRIQUE ARRUDA
DO NOVO JORNAL

Seguindo a premissa de que todo bom mossoroense cresce entre Mossoró e Tibau (praia vizinha da cidade), o professor e escritor David de Medeiros Leite (48) lança hoje, na Academia Norte-rio-grandense de Letras, o livro “Mossoró e Tibau em Versos”, antologia poética organizada em parceria com 


o biólogo e pesquisador José Edilson de Albuquerque, na qual a dupla reúne 50 poemas de autores potiguares e de fora do Estado sobre a relação íntima entre os dois lugares.


Natural de Mossoró, mas radicado em Natal há 20 anos, David garante que, na juventude, acompanhado da família, costumava deixar Mossoró rumo à praia de Tibau durante os finais de semana mais especiais do ano. Ele até já escreveu poemas sobre essas memórias, mas preferiu deixá-las fora do livro. “Tem muitos poemas que falam até dessa questão bucólica de Tibau e a convivência que era muito tranquila, por lá, há 20 anos. As pessoas viviam em alpendres, com casas de portas abertas, mas hoje em dia a realidade é completamente diferente”, frisa o professor da UERN, informando ainda que “Mossoró e Tibau em Versos” conta apenas com um poema de sua autoria, intitulado “Canoeiros de Mossoró”.

Nos versos, ele retrata a relação que a cidade tinha com o Rio Mossoró no começo da década de 40, antes de a primeira ponte sobre o rio ser construída e, consequentemente, extinguir a profissão dos “canoeiros” que transportavam pessoas e mercadorias de um lado a outro da cidade. “Antes da ponte esse transporte era feito por canoeiros e meu avô foi um deles, assim como o meu bisavô. Sabemos que foi para a melhoria e modernização da cidade, mas a ponte acabou extinguindo esses personagens históricos, que também merecem um meio poético de serem retratados”, defende.

A pesquisa desenvolvida há cerca de um ano para encontrar as poesias que retratassem os dois lugares resultou em um interessante recorte histórico, com 50 poemas escritos a partir de 1883 até os dias de hoje, tanto de autores potiguares, quanto de fora do estado.“Começamos a pesquisar inicialmente no nosso próprio arquivo, e então partimos para bibliotecas de Mossoró, antigos jornais e até mesmo a internet, porque hoje em dia o facebook é uma excelente ferramenta para publicação”, considera, destacando também que todos os poemas no livro estão acompanhados de uma pequena biografia dos autores e até mesmo a fonte de onde o texto foi retirado.

Entre os outros temas retratados nos poemas, a resistência de Mossoró ao bando de Lampião, em 1927, hoje retratada em um grande auto junino, é um dos mais comuns, junto com o fato de a cidade ter sido supostamente uma das primeiras brasileiras a acabar com a escravidão, em 1883, cinco anos antes de a Lei Áurea ter sido assinada pela princesa Isabel.


Enviado pelo pesquisador José Edilson de Albuquerque Gyumarães Segundo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário