Seguidores

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Um pouco sobre estes cangaceiros

Por José Mendes Pereira

Estes são os cangaceiros que cruzaram  o rio São Francisco no ano de 1928, juntamente  com Virgolino Ferreira da Silva, o afamado capitão Lampião. -  Da esquerda para direita:



1 - Virgolino Ferreira da Silva, “o Lampião”, ou ainda o patenteado “capitão”. Nasceu em 1898, no Estado de Pernambuco. Era filho de José Ferreira da Silva e Maria Sulena da Purificação. Depois de mais de vinte anos como chefe de cangaceiros, foi abatido juntamente com a sua rainha Maria Bonita e mais nove cangaceiros, na madrugada de 28 de julho de 1938, na grota de Angicos, lá no Estado de Sergipe. Um dos maiores líderes de cangaceiros.



2 - Ezequiel Ferreira da Silva, o Ponto Fino (irmão de Lampião). Nasceu no ano de 1908, no Estado de Pernambuco. Foi abatido no dia 23 de abril de 1931 – no tiroteio da Fazenda Touro, povoado Baixa do Boi, no Estado da Bahia, ponto conhecido como Lagoa do Mel.


Virgínio está no centro da foto
             
3 - Virgínio Fortunato da Silva, o Moderno. Ex-cunhado de Lampião. Nasceu em 1903 e faleceu em 1936, aos 33 anos de idade. Segundo o escritor e pesquisador do cangaço de nome "Franklin Jorge", há suspeita, não comprovada, que Virgínio era da cidade de Alexandria, no Estado do Rio Grande do Norte. No cangaço, Virgínio era companheiro de Durvalina, que com a sua morte ela amasiou-se com o cangaceiro Moreno. Durvalina faleceu no dia 30 de junho de 2008. Moreno faleceu no dia 06 de setembro de 2010.

Luiz Pedro à esquerda da foto

4 - Luiz Pedro do Retiro, companheiro de Neném do Ouro. Ele foi abatido juntamente com Lampião, Maria Bonita e mais oito cangaceiros, na madrugada de 28 de julho de 1938, na grota de Angicos no Estado de Sergipe. Dizem que quem o assassinou foi o policial Mané Véio.


 Mariano de Otília e depois de Rosinha

5 - Mariano Laurindo Granja, companheiro de Rosinha.  Entrou para o cangaço em 1924. Foi um dos poucos que em Agosto de 1928, cruzou o Rio São Francisco em companhia de Lampião, em direção à Bahia. Foi morto no dia 10 de outubro de 1936. 


Escritor Alcino Alves Costa

Segundo o escritor Alcindo Alves Costa em: (Lampião Além da Versão – Mentiras e Mistérios de Angicos), o ataque foi entre os municípios de Porto da Folha e Garuru, região conhecida como o Cangaleixo. 


Juliana Pereira Ischiara

A pesquisadora do cangaço Juliana Pereira Ischiara afirma que Rosinha foi morta a mando de Lampião. 


Áurea de Mané Moreno e Rosinha de Mariano

Era filha de Lé Soares e irmã de Adelaide, esta última sendo companheira do cangaceiro Criança, e parenta próxima de Áurea, companheira de Mané Moreno.  Sendo Áurea filha de Antonio Nicárcio, que era primo/ irmão de Lé Soares.


Os cangaceiros Corisco e Dadá
             
6 - Cristino Gomes da Silva Cleto, Corisco, companheiro da cangaceira Dadá. Ele foi abatido no dia 25 de Maio de 1940, pelo tenente Zé Rufino, na fazenda Cavaco, em Brotas de Macaúbas, no Estado da Bahia. Dadá foi ferida e presa. Ela faleceu em 1994. Com a morte de Corisco, finalmente o cangaço foi enterrado com ele.



7 – Antonio Juvenal da Silva, mas que aparece citado também na literatura sobre o cangaço como Antônio Rosa.  O cangaceiro Mergulhão foi um dos que cruzou o rio São Francisco juntamente com Lampião e seus comandados em 1928. Em 07 de Janeiro de 1929, travou-se o combate de Abóbora, povoado de Juazeiro, no Estado da Bahia, lembrado pela sua morte. 



8 - Hortêncio Gomes da Silva, o Arvoredo. – Desligou-se do bando no momento do ataque a Jaguarari, no Estado da Bahia. Fez dois meninos como reféns. Mas eles conseguiram o dominar, desarmando-o. Em seguida mataram-no a facadas. Achando que o serviço ainda não tinha sido concluído, degolaram-no e cortaram as suas mãos. Após o trabalho concluído acionaram a polícia. (Não tenho maiores informações sobre este cangaceiro).
Fontes de Pesquisas:
Pequenas e úteis informações:
Alcindo Alves,  Juliana Pereira Ischiara e Franklin Jorge.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Leia como aconteceu a morte do cangaceiro Arvoredo


A madrugada mal acabou, o novo dia de súbito nasceu no cume  da Serra da Conceição nas terras de Jaguarari, município do norte da Bahia. Num dia agora distante, do mês de Maio de 1934, o cangaceiro Hortêncio Gomes da Silva (Arvoredo) seguiu na direção do novo dia, e do seu último sol. 

No exercicio de liderança do bando, ele desceu a serra nas proximidades do povoado de Barrinha em busca de água para seus comandados que a dois sóis se escondiam na serra.  O destino não avisou aos  dois jovens  o João da Biana e Cicero José Ferreira (Xisto), que madrugaram procurando uns jumentos que haviam desaparecidos da propriedade rural da família.

Bando do cangaceiro Alvoredo

No meio da mata: a surpresa, o medo, um grande  pesadelo, pela frente o temível cangaceiro Arvoredo, que os obrigou à segui-lo, e  ordenando  os dois réfens a adentrar  pela mata fechada. No temor de serem levados ao acampamento e serem mortos pelo bando, os dois irmãos não encontraram outra alternativa a não ser enfrentar o bandoleiro.

João Biano

João Biano com um canivete, e Xisto seu irmão com um facão entraram em luta corporal e rolaram pelo chão. Xisto tentou fugir, mas foi ameaçado de morte pelo o  João. 

Cícero Ferreira - Xisto

Durante a luta o cangaceiro estava pesado, todo aparatado. Levou a pior e acabou dominado e desarmado, e levando várias perfurações de canivete. 

Os rapazes abondonam o cenário da luta, porém, precisavam levar alguma prova para polícia. Quando voltam encontram Arvoredo de joelhos, suplicando a Nossa Senhora para não morrer. Mas, depois de arrancar-lhe o patuá que carregava no pescoço, ele foi sangrado a golpe de facão. 

Como prova cortaram a mão do cangaceiro e levaram para a tropa da polícia que se encontrava no povoado de Barrinha. Na companhia dos dois rapazes a polícia foi até o local do crime e lá encontrando o corpo, levaram até a estação do povoado, e em seguida  a sede do município em Jaguarari a bordo de um alto de linha(Troller) da Companhia Ferroviária Leste Brasileiro. 

Sepultura do cangaceiro Arvoredo, em Jaguarari - detalhe - AC = Arvoredo Cangaceiro:

O corpo de Arvoredo foi sepultado no cemitério velho de Jaguarari(Próximo ao cruzeiro). Com a morte de Arvoredo, os matadores receberam uma recompensa de 4 contos de réis, a liderança do grupo ficou com o destemido cangaceiro Calais, que também infernizou por aqueles sertões e  vingou a morte do chefe matando familiares dos  rapazes.

Fonte: 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

3 comentários:

  1. Paulo Guerra18:45:00

    O mergulhão que morreu em angicos era o irmão de Sila e não esse que atravessou o para a Bahia junto com lampião.. Esse da foto morreu em 1929 foi o primeiro cangaceiro dos oito que atravessaram o rio são francisco a morrer em solo baiano.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo19:28:00

    Corretíssimas suas informações caro Pesquisador Mendes, E EU VOU POR AÍ ME APROVEITANDO DA MATÉRIA PRONTA.
    Antonio Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Exatamente. Este não era o irmão de Sila.

    ResponderExcluir