Seguidores

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

“O ESTADO DE SERGIPE” – 01/11/1936

Abatidos pela volante do sargento José Rufino mais três perigosos cangaceiros. Interessantes pormenores sobre a campanha que redundou na ação eficaz contra os bandidos

Fomos os primeiros a trazer aos nossos leitores a boa nova sobre o esplendido resultado do último encontro entre os cangaceiros de Luiz Mariano – velho caibra de Lampião que, devido à sua astúcia e sanha sanguinária de há muito estava chefiando um grupo – e a volante do sargento José Rufino.

Agora, a fim de satisfazer melhor a justa curiosidade despertada pela simples notícia do combate que redundou na morte de Luiz Mariano, Pai Velho e Zepelim, trazemos à baila novos e oportunos informes, que damos a seguir.

O INÍCIO DA PERSEGUIÇÃO

Em setembro último, esteve nesta capital o capitão Menezes, chefe das forças em operações contra o banditismo no nordeste baiano. Este distinto oficial, a quem tivemos a satisfação de ser apresentados, quando de sua visita a S. Excelência, o senhor Governador do Estado, com quem conferenciou sobre o importante assunto, daqui saiu certo de desenvolver uma ação conjunta na qual tomariam parte forças de Sergipe e Bahia, e a prova de como foi fielmente executado o plano acertado, temo-la na notícia a que estamos nos referindo.

O RÁDIO COMO FATOR DECISIVO

Desde o regresso do capitão Menezes à sede do seu P. C., em Jeremoabo, que entre Sua Senhoria e o gabinete do Senhor Governador têm sido trocados radiogramas sobre o local onde se tem homiziado os bandidos. E foi graças às notícias que a partir do dia 20 de outubro lhe foram mandadas daqui que o aludido oficial fez rumar três das suas volantes para Gararu e Porto da Folha, descendo de Serra Negra, enquanto a volante sergipana, que estava em Poço Redondo, se deslocava na mesma direção, sob o comando do sargento Odon.

O ENCONTRO

Coube à volante do sargento José Rufino encontrar-se, no dia 20 de outubro último, na fazenda Cangaleixo, distante cerca de três léguas de Porto da Folha, com o grupo de Luiz Mariano, com o qual travou o combate que resultou na morte deste célebre facínora e de dois dos seus desalmados companheiros. O grupo, como já foi dito, compunha-se de nove bandidos, incluindo Luiz Mariano, e de duas mulheres. Era o mesmo que, dias antes, incendiara duas casas comerciais em Providência, apesar da resistência do destacamento local, que era inferior numericamente.


QUANTOS SÃO OS GRUPOS QUE INFESTAM O NORDESTE

Além do grupo de Lampião, que é o mais antigo, são conhecidos ainda os seguintes, que operam separadamente pelos estados nordestinos, partindo de Bahia até Paraíba: Corisco, Ângelo Roque, Mariano, do qual escaparam seis bandidos e duas mulheres; Canário, Luiz Pedro, José Sereno, Antonio de Engrácia, Português, Gatinhos e alguns outros de menor importância. Os mais conhecidos em nosso território são, porém, os de Mariano, José Sereno, Antonio de Engrácia e Ângelo Roque.

Esses grupos geralmente são compostos de seis homens, no máximo, para não causar transtornos ao seu deslocamento.

Logo que obtivermos novos informes, teremos a máxima satisfação de publicá-los para conhecimento dos que nos leem.

O NÚMERO DE BANDIDOS POSTOS FORA DE AÇÃO EM SERGIPE, A PARTIR DE JANEIRO DE 1936

Em 30 de janeiro, o bandido Pau Ferro, durante um combate na fazenda Quiriba, município de Porto da Folha. Em 7 de junho, em Lagoa Nova, município de São Paulo, José Baiano, Demudado, Chico Peste e Acilino. Em 29 de outubro p. passado, Mariano, Pai Velho e Zepelim, num total de oito, o que representa um índice bastante elevado, considerando-se a dificuldade dos recontros, devido não somente à rapidez com que se locomovem os mesmos, como também à pouca combatividade que oferecem às forças policiais.

Foto - a imagem nº 01 é a do cangaceiro Mariano Laurindo Granja; a 02, de Pai Véio ou Pai VeIho (II); e a nº 03, por muito tempo considerada como a do cangaceiro Zepelim, na verdade é a do pistoleiro Pavão. O sergipano Zepelim morreu em outro combate, no final de 1937.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário