Seguidores

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Chico Santeiro combateu Lampião em Mossoró


Minha mãe contava-nos que antes do ataque de Lampião à cidade de Mossoró, a população fugira da cidade por orientação das autoridades. 


Ela era menina, e ajudando sua mãe, cuidava dos irmãos menores na fuga. Atravessaram o rio Mossoró e foram em rumo do sertão para esconderem-se nos matos e em casas de sertanejos na periferia de Mossoró.


Meu avô ficara para combater Lampião como foi feito pela maioria dos homens da cidade. Ele era chamado de Chico Santeiro, pois dedicava-se à arte sacra e em muitas casas de Mossoró tinha um Santo ou Santa esculpido por ele. 

Tem Igrejas da cidade com esculturas dele. Esse São Joaquim da foto, acervo do Procurador do Município de Fortaleza, advogado José Geraldo Duarte, foi esculpido por ele. Minha mãe o presenteou. A outra imagem é de combatentes da cidade.



Minha avó por parte de pai, Dona Leonísia, a quem chamávamos de "Vovó Santa" contava-nos que moravam próximo da Cadeia Pública de Mossoró e quando Jararaca foi preso as mocinhas iam visitar o bandido.


Certa noitinha ouvindo barulhos vindos da rua, espreitou por baixo da janela e viu Jararaca sendo levado pelos soldados para ser morto por traz do cemitério da cidade. A cova foi cavada fora. 

Túmulo do cangaceiro Jararaca

Hoje está dentro do cemitério por expansão do mesmo. Eu e meus irmãos ouvíamos esses relatos com bastante atenção, arrodeados aos pé dela, sentada na sala de nossa casa.

http://meneleu.blogspot.com.br/2014/09/chico-santeiro-combateu-lampiao-em.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário