Seguidores

domingo, 7 de setembro de 2014

Lampião e seu tempo

Por José Mendes Pereira

Conheça a história do cangaço e as duas faces de Lampião - Vídeo Youtube


Documentário - O Último Dia de Lampião (1975) - Vídeo Youtube


O Massacre de Angico - A Morte de Lampião - VT promocional - Vídeo Youtube

Disse Lampião:

"Porque eu não vivo a vida do cangaço por maldade minha. É pela maldade dos outros. Dos homens que não têm a coragem de lutar corpo a corpo como eu, e vão matando a gente na sombra, nas tocaias covardes". 


"Tenho que vingar a morte dos meus pais. Era meninote quando os mataram. Bebi o sangue que jorrava da pele de minha mãe, e beijando-lhe a boca fria e morta, jurei vingá-la...". 

É por isso que de rifle às costas, cruzando as estradas do sertão, deixo um rastro sangrento à procura dos assassinos de meus pais. (...) É por isso que eu sou cangaceiro". 

"Não sei quando hei de deixar os horrores desta vida, onde o maior encanto, a maior beleza seria extinguir a maldade daqueles que roubaram a vida de minha mãe e de meu pai e  a de minhas irmãs".

Sabemos que a mãe de Lampião dona Maria Lopes ou Maria Sulena não foi assassinada, mas Lampião alega que sim, porque  se o Zé Saturnino tivesse deixado pra lá as acusações de Virgolino, sobre peles de animais encontradas na fazenda Pedreiras, sua mãe não teria morrido tão cedo, e muito menos seu pai teria sido assassinado.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

3 comentários:

  1. Anônimo19:19:00

    Nobre pesquisador Mendes: O meu boa noite neste SETE DE SETEMBRO 2014, onde sua Mossoró deve ter realizado desfile de escolas, Tiro de Guerra etc.
    Na história sempre relatada por Lampião quanto a ter ingressado no cangaço para vingar a morte dos pais, existe verdade, mas também, meia verdade. Em meu ponto de vista pessoal, se no episódio do furto dos bodes houvesse quem harmonizasse o ocorrido, acredito que um jovem inteligente e trabalhador como era Virgolino, ele não teria mesmo ingressado numa vida tão sofrida e que também fez muita gente sofrer. Portanto, é nessa circunstância que vejo a verdade. Mas dizer que entrou no cangaço para vingar a morte dos pais, não vejo verdade, logo que, quando José Ferreira foi assassinado, Virgolino já não estava tão bem perante a Sociedade e às autoridades, uma vez que algumas "coisinhas" já vinham acontecendo com ele. Só que, a gota d'agua que fez transbordar a represa foi a morte do pai, quando ele afirmou que a partir daquele momento só deixaria de matar quando morresse. Ai a palavra se cumpriu.
    Quanto a dona Maria Sulene, a informação que temos é que morreu naturalmente, ainda que, levada pela tristeza ou coisa parecida.
    Repito: É apenas minha opinião, e como fala você: "Não tem valor algum oficialmente".
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Grande pesquisador Antonio de Oliveira:

    Ao meu ver Lampião não assassinou os responsáveis pela morte do pai porque mesmo não quis. Por que assassinou outros que ele procurava? E por que não assassinou o Zé Saturnino, pois chance ele teve. O home não vivia escondido de forma alguma. Continuava morando lá aonde começaram as desavenças. O certo é que ele já havia se acostumado com roubos... não tinha mais interesse de vingar uma morte que já fazia um bom tempo. Eu sei que pai é pai, mas ele foi um dos culpados da morte do pai. Se ele tivesse desistido de segurar as acusações, os seus pais teriam falecidos bem velhinhos.

    Esta é a minha opinião. Sou amigo de Lampião, mas em alguns momentos não posso dá razão se ele não tem.

    Felicidade paz.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo22:35:00

    Com certeza meu caro pesquisador Mendes, sem querer fazer julgamento contundente, logo que não vivi nos sertões de homens de grandes enfrentamentos das lutas que se faziam presentes, devo dizer que depois que Virgolino formou o seu bando, e tudo para ele estava dando "certo", não procurou desistir da luta que havia abraçado, como fizeram Sinhô Pereira e Luis Padre, que abandonaram o cangaço e partiram para outras terras. Contudo, cada caso é um caso.
    Antonio Oliveira - Serrinha - Bahia

    ResponderExcluir