Seguidores

domingo, 7 de setembro de 2014

Um bicho, um homem, um escravo, ou um cangaceiro!? Lucas da Feira.

Por Guilherme Machado

Lucas evangelista ou Lucas da Feira ou simplesmente (Nego Lú) como era conhecido, nasceu na fazenda Saco do Limão, entre Belém e Capoeiro Sul, município de São Félix, perto de Cachoeira, em 18 de Outubro de 1807. Fazenda de propriedade do padre José Alves Franco, e também o Negro Lú era escravo da propriedade do padre José Franco.

Logo que o sacerdote veio a falecer o negro Lú foi trabalhar com o pai do padre, o senhor Alferes José Alves Franco. Homem rico e de natureza dura, motivo para o lavrador e carpinteiro Lucas se rebelar e virar malfeitor. 

Foto do facínora e escravo, Lucas Evangelista, Lucas da Feira - (Foto do dia do seu enforcamento)

O Negro Lú e seu bando aterrorizavam as feiras livres, vilas e fazendas da região de Feira de Santana e arredores. Entre furtos, estupros e arrombamentos, Lucas e seu bando cometeram mais de 150 crimes. O bandido escravo conseguiu formar uma quadrilha de 8 facínoras, onde ele era o chefe maior! 

Nomes dos membros do bando de cangaceiros de Lucas da Feira:

Flaviano, Nicolau, Bernadinho, Januário, José, e Joaquim. Os outros dois não foram identificados por serem todos escravos fugidos.

Lucas foi preso em 28 de janeiro de 1848, e foi julgado e condenado a morte em forma de enforcamento, em 26 de Setembro de 1849, no Campo do Gado, em Feira de Santana, no Estado da Bahia.

Segundo o meu avô, o senhor Guilherme Pereira, que nasceu no Caquende de Belém, município de Cachoeira, que também foi escravo, afirma o velho Guilhermino que o nego Lú não era gente, e sim um espírito do além, porque o nego se em vultava na figura de um porco ou um cachorro, ou até mesmo no toco de árvore.

Ainda segundo o meu avô, a mãe de Lú era a maior (Orixá) pomba gíria de Cachoeira, que ela veio amarrada no porão do vapor de um navio negreiros, da Costa do Marfim, na África.

Fonte: facebook
Página: Guilherme Machado 
Guilherme Machado é da cidade de Serrinha, no Estado da Bahia. É pesquisador do cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo10:47:00

    Tudo indica caro Mendes que o nosso amigo Guilherme Machado, aqui da nossa Terra Serrinha tem profundo conhecimento com a história de Lucas da Feira, logo que seu avô relatava para ele ou para seus pais, as peripécias praticadas pelo Lucas na região de Feira e seus arredores. Parabéns Guilherme, continue relatando outras histórias sobre o assunto.
    Antonio Oliveira - Bela Vista - Serrinha - Bahia.

    ResponderExcluir