Seguidores

sábado, 13 de setembro de 2014

LAMPIÃO EM SEU MOMENTO CRUCIAL

Imagem: Família de Lampião (desenho de Lauro Villares utilizando-se de antigos retratos)

“De pé, diante da sepultura do pai, enquanto as crianças choravam, Virgulino tirou o chapéu e rezou. Tinha perfeita consciência da real extensão do problema. Encontrava-se num caminho sem volta.

- Pois é, meus irmão – começou a dizer, pausadamente -, vejam a qui ponto nóis chegou. Nóis se mudamo treis veis pra fugi das intriga de nossos inimigo. E agora mataro nosso pai, a única riqueza qui nos restava. O coitado nun tinha nem cinquenta ano. Um home bom, sempre preocupado cum a famia. Viveu toda a sua vida com honra, sem tê um só inimigo, e foi matado logo por quem, pela... pu-li-ça! E na mia cabeça é cuma se fosse a puliça qui também matou nossa mãe, coitada, apurriada cum essa vida de vai pra aqui, vai pra açula, ua mudança atrais da outa... Ninguém suporta o qui ela suportou.

Fez uma pausa, arrumando as ideias, e anunciou a assustadora decisão:
Eu vou vingá meu pai! Home nihum nasceu pra sê pisado! Nun quero qui ninguém bote roupa de luto! E nun adianta chorá, nóis temo é qui agi! João, cê vai levá as criança pra Pernambuco. Cuide delas. Procure os nossos parente, os amigo de nosso pai, o coroné Chico Martins, coroné Zezé Abílio... Tonho e Livino eu nem progunto, purque sei qui eles vão cum eu. Mais se quisere ainda tá im tempo, podem ir cum João, as mana e as criança. Eu pirdi a isperança de tê ua vida norma, criá gado, tangê burro. Mia casa de hoje im vante vai sê o meu chapéu! Até hoje, só peguei no rife pra defendê a honra de mia famia! Mais a parti dagora vou sê cangacero! Já qui a puliça qué assim, assim vai sê! Pra me vingá do qui fizero com a mia famia, eu vou lutá até a morte! Se eu matasse todos os sordado do mundo, ainda era pouco!! E seu pudesse tocava fogo no Istado de Alagoas!!"


“LAMPIÃO a Raposa das Caatingas”, de José Bezerra Lima Irmão – pág. 102, (fulcro in obra de Billy Jaynes Chandler, Frederico Bezerra Maciel, Vera Ferreira e Antonio Amaury Correa e João Gomes de Lyra)

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com - Adquira logo este livro. Você irá conhecer a vida e morte da família Ferreira, desde a juventude de José Ferreira e dona Maria Lopes, os pais de Lampião, incluindo toda família.  É um trabalho de 11 anos de pesquisas.

http://blogdomendesemendes.blogspot.con 

Um comentário:

  1. Anônimo11:31:00

    Caro Mendes, ótimo texto este que você extraiu da página do pesquisador Antonio Correa Sobrinho. Estão bem esclarecidas as palavras pronunciadas por Virgolino na morte do pai.
    Está de parabéns ainda a arte da pintura da foto da FAMÍLIA FERREIRA, por Lauro Villares. Apenas a foto que está ao lado de dona Jacoza, que deve ser o senhor JOSÉ FERREIRA (pai de Virgolino), não consegui fazer a leitura. É que deve ter sido uma foto via skaner, ou o grau dos meus óculos certamente perdeu a validade.
    Abraços,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir