Seguidores

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O beato Antonio Conselheiro

Por Guilherme Machado
Pesquisador de Serrinha-BA - http://portaldocangaco.blogspot.com

Única imagem viva do beato Antônio Conselheiro. Esta imagem não existe no google, por isto está emoldurada, faz parte do Portal do Cangaço de Serrinha. Uma doação do poeta Pingo de Fortaleza ou Pingo Guará.

 

Antônio Vicente Mendes Maciel nasceu em Quixeramobim, no Estado do Ceará, no dia 13 de Março de 1830, e faleceu em Canudos, pequeno vilarejo no Estado da Bahia, no dia 22 de Setembro de 1897. É  mais conhecido na história do Brasil como Antônio Conselheiro, que se autodenominava "O Peregrino". Foi um líder religioso brasileiro.


Figura carismática, adquiriu uma dimensão messiânica ao liderar o Arraial de Canudos, um pequeno vilarejo no sertão da Bahia, que atraiu milhares de sertanejos, entre camponeses, índios e escravos recém-libertos, e que foi destruído pelo exército da república na chamada Guerra de Canudos em 1897.

Imagem de filme - "Guerra de Canudos" em 1997 - extra.globo.com


A imprensa dos primeiros anos da república e muitos historiadores, para justificar o genocídio, retrataram-no como um louco, fanático religioso e contra-revolucionário monarquista perigoso.

Fonte: facebook
Ilustrado por José Mendes Pereira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo17:24:00

    Pois é pesquisador Mendes e Guilherme Machado, se não estou enganado, li em certa ocasião que quiseram até internar o Conselheiro como louco. Só não o fizeram por falta de vaga no hospital psiquiátrico. É O QUE VOCÊS MESMOS PODERÃO AVERIGUAR SE FOI VERDADE.
    Antonio Oliveira desta Serrinha da Bahia.

    ResponderExcluir