Seguidores

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

ABEL JOSÉ DE SOUZA, O ÚLTIMO IRMÃO DO CANGACEIRO PANCADA

Por João de Sousa Lima

Abel José de Souza, o último irmão do cangaceiro Pancada reside em Paulo Afonso, no povoado Juá.

Abel é o irmão mais novo de Pancada.

Pancada e sua esposa Maria

Quando Pancada entrou para o cangaço, seus pais, José Teixeira  de Souza e Delfina  Maria da Conceição e os filhos Ananias, Antonio, Alta, João, Joana e Abel  tiveram que fugir do povoado Nambebé, atravessando o Rio São Francisco e indo residir nas terras do coronel Ulisses Luna, próximo a Água Branca, Alagoas.

A família correu com medo da perseguição da polícia e suas criações de bodes, ovelhas, porcos e galinhas tiveram que ficar e foram consumidos pelos soldados e pelos cangaceiros.

Depois do fim do cangaço a família retornou pras terras pauloafonsinas e vieram residir no povoado Juá. Da numerosa família só resta  seu Abel, lúcido, bom de prosa  e marcado ainda pelas histórias duras do cangaço e que envolveram sua família.




João de Sousa Lima é escritor, pesquisador, autor de 09 livros. Membro da Academia de Letras de Paulo Afonso e da SBEC- Sociedade Brasileira de estudos do Cangaço. Telefones para contato: 75-8807-4138 9101-2501 email: joaoarquivo44@bol.com.br joao.sousalima@bol.com.br

http://www.joaodesousalima.com/2014/10/abel-jose-de-souza-o-ultimo-irmao-do.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário