Seguidores

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Lampião nas quebradas do sertão de Uauá-BA

Por Trancoso
economia.estadao.com.br

Contam os mais velhos, que certa tarde, a noticia que lampião estava na região, fez o povo cair pra dentro dos cercados de palma forrageira, para se esconder do bandoleiro; principalmente as moças jovens, que viviam nas alcovas escondidas.

Diz então que um senhor (e sabe se lá o nome, da figura que esta prestes a se tornar um valente e corajoso homem do sertão), resolveu ficar na varanda, enquanto todos se escondiam.

Foi então que montado em seu cavalo, jumento, égua, ou sei lá o que apareceu Virgolino o Lampião, e parou sua montaria em frente ao terreiro e o dialogo começou.

- HOMEM, POR QUE QUE TODOS FUGIRAM, MENOS VOCÊ? - Perguntou Lampião, amolando a faca na sela do jeguinho.

-ESTOU EM MINHA PROPRIEDADE, ENTONSSES PRA QUE SAIR? - Retrucou o destemido herói de chapéu de couro e barba branca. - "Deveria ter a barba branca e usar chapéu de couro ou panamá"

- TÁ CERTO! - Respondeu Lampião... MAS E AQUELE LINDO CHAPÉU DE COURO NA PAREDE? DÊ ELE PRA MIM?

- DESAMUNTE E VÁ BUSCAR, POR QUE COM MINHA MÃO, NELE VOSSA MERCÊ NÃO PEGA NELE.

- QUERO MAIS NÃO, respondeu o capitão..., MAS ME FALE AO MENOS. COMO FAÇO PRA CHEGAR NA ESTRADA DO SIMPLÍCIO? PRECISO CHEGAR A COCOROBÓ.

Ao que o velho apontando o dedo indicou:

- QUANDO EU VOU, VOU POR ALI.

- TEM ERRO? Pergunta Lampião

- Tendo ou não, quando eu vou, vou por lá.

- ATÉ LOGO VELHO! - Despediu se e foi se embora o capitão mais temido dos sertões.

Reza a lenda que Lampião não gostava de homens frouxos, covardes e medrosos, respeitava os valentes e corajosos, dizia que esses mereciam viver. E foi numa dessas pelejas, nas quebradas do sertão, que o herói das caatingas nordestinas se deparou com uma figura, que em dias atuais seria chamada de seu Lunga.

Por: Trancoso

Fonte: facebook

https://www.facebook.com/Estoriasdeuaua/posts/215524788584313

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário