Seguidores

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

LUIZ PEDRO DO RETIRO (LUIZ PEDRO CORDEIRO )

Por Sálvio Siqueira

Natural do município de Triunfo – PE. Logo cedo pegou nas armas, aproximadamente dos quatorze aos quinze anos de idade. Fugindo da casa de seus pais, junta-se ao grupo de Lampião, o que causou grande desgosto aos familiares. Luiz Pedro não criou nenhuma alcunha, usava seu nome próprio e assumia seus atos. Sabia do seu futuro obscuro, por razões óbvias. 

Antonio Ferreira

Assumiu o lugar-tenente junto ao Rei Vesgo. Um acidente com uma arma de fogo, entre ele e o irmão mais velho de Virgulino, Antônio Ferreira, resultando na morte deste. Jurou ao seu chefe morrer junto dele por ter-lhe poupado a vida quando do acontecido. 

Apesar de ser calmo, era valente e homem de confiança de Lampião. Nenhum cangaceiro foi tão fiel a Lampião quanto Luiz Pedro. Era compadre e irmão do Rei do Cangaço e também da Rainha .


Talvez pelo seu jeito de ser alguns cangaceiros o chamavam de ‘Príncipe do cangaço’. Grande amizade formou-se entre o chefe e ele. 

Certa vez, após uma briga entre os cachorros de Lampião e Luiz Pedro, vendo o de Luiz sair vencedor, Lampião saca da pistola para matar o cão de Luiz Pedro, este, colocando uma bala na agulha do fuzil, falou para o Capitão que se matasse seu cachorro morreria. cachorros, cachorros, amizades a parte. O cão de Luiz Pedro não foi morto. 

Dizem que sua tez era clara, tinha os olhos azuis e foi dono de uma boa educação. Apaixonou-se pela baiana Eleonor, a qual, mais tarde, passou a chamar-se Neném do Ouro, e foi assassinada em 1936 na fazenda Mocambo. 

Luiz Pedro foi assassinado juntamente com Lampião, Maria e mais nove companheiros no dia 28 de julho de 1938, na grota do Angico. Possuidor de grande fortuna, deixou um dos policiais da campanha de Angico, Mané Véio, bem de vida com seu despojo, além de ter decepado suas mãos, para em casa, retirar seus anéis, enterrando-as próximo à sua casa.

Fotos dos casais, creio que capturadas por Benjamim Abrahão, a de Antônio Ferreira não sei.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo23:34:00

    E na verdade o Luis Pedro morreu junto ao compadre e amigo Virgolino Ferreira da Silva.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir