Seguidores

domingo, 9 de novembro de 2014

ENTRE HERÓIS E MARGINAIS: CONHEÇA OS FORA DA LEI QUE VIRARAM LENDA - JOAQUIM MURIETTA– PARTE VII


O Zorro da Califórnia - (?) Joaquim Murietta (1829-1853) - (¿) Califórnia, EUA ($) 257 mil
 - (±) – (?) 24 anos

Joaquim Murietta foi um dos milhares de latino que rumaram para o Oeste dos EUA atraídos pelo sonho do ouro. Mas a coisa já começou mal. Alguns americanos teriam estuprado sua esposa, o que fez jurar vingança. Logo ele fazia parte de uma gangue que roubava e matava policiais. Também passou a ser endeusado pelos oprimidos, ao lutar contra a série de abusos cometidos pela “Justiça” local. Fonte de inspiração para a criação do Zorro, Murietta acabou sendo preso e decapitado.

 http://ahduvido.com.br/entre-herois-e-marginais-conheca-os-fora-da-lei-que-viraram-lenda 

SITE DA BIOGRAFIA ABAIXO:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaqu%C3%ADn_Murietta


Joaquín Murietta (por vezes escrito Murrieta ou Murieta) (1829-1853), também chamado de Robin Hood do El Dourado foi uma figura lendária da Califórnia durante o período da febre do ouro Na década de 1850

Dependendo do ponto de vista, era um bandido ou um patriota da América Latina. De qualquer maneira, para alguns activistas políticos o seu nome tem simbolizado resistência latino-americana perante a dominação económica e cultural dos "Anglos" nas terras da Califórnia.

Murietta é um nobre e trágico herói romântico da luta pelo ouro na Califórnia que tem mil e uma variantes. De acordo com a teoria da origem chilena1 , Joaquín Murietta terá nascido em Quillota (província de Valparaíso) ou em Santiago2, após a morte do seu pai, tinha ele a idade de 15 anos, ter-se-ia alistado como um soldado da escolta presidencial de Manuel Bulnes. Em 1848 teria viajado para São Francisco, como parte da grande migração chilena desses anos, para procurar o seu irmão que havia partido um ano antes3 e faleceu na Califórnia, em 1853.

Uma das teorias relativas à origem mexicana de Joaquín Murietta está relacionada com o liberal espanhol do século XIX, Luciano Murrieta García, homem leal ao regente de Espanha, o general Baldomero Espartero. De acordo com esta fonte4 Luciano começou a interessarsse pelo cultivo da vinha durante um período de exílio em Inglaterra e os primeiros ensaios foram com o vinho Rioja. Dois anos mais tarde (1852), os vinhos foram exportados para o México e Cuba, sendo esta uma das primeiras vinícolas espanholas a exportar os seus vinhos para terras mexicanas. Luciano, teria sido transformado em Marquês por Espartero e faleceu em 1911.

No entanto, esta fonte é obscura quanto à precisão da consanguinidade entre o cavalheiro espanhol e o personagem Hispano-americano.

Pelo menos duas cidades disputam o título de ter sido a sua casa, (houve também uma cidade em se pensa Joaquín Murrietta terá vivido, Trincheras em Sonora.) Quillota perto de ValparaísoChile e Alamos no estado deSonoraMéxicoVíctor Jara, na sua canção Así como hoy matan negros afirma que era chileno, tal como Pablo Neruda, em Fulgor y muerte de Joaquín Murieta que também afirma que era chileno.

Tradicionalmente, afirmasse que chegou à Califórnia em 1850, à procura de fortuna durante a corrida do ouro. No entanto, em vez de oportunidades iguais, encontrou racismo e discriminação, primeiro através da aprovação da acta que obrigava a pagar uma elevada carga fiscal sobre os mineiro de origem latino-americana que trabalhavam nas minas da Califórnia e, mais tarde, pela violação e o assassinato da sua esposa. Incapaz de ganhar a vida legalmente, Murrietta tornou-se o líder de uma banda chamada de Los cinco Joaquines (os cinco Joaquins), Joaquín Botellier, Joaquín Carrillo, Joaquín Ocomoreña y Joaquín Valenzuela.

Entre 1850 e 1853, estes homens, ao lado do braço direito de Murrietta, Manuel Garcia, conhecido como "Three Finger Jack", foram responsáveis pela maioria dos assaltos, roubos e assassinatos que foram cometidos na área da Mother Lode (filão mãe ou mor), em Serra Nevada. Foi-lhes atribuído o furto de mais de US$ 100.000 em ouro e mais de cem cavalos, bem como da morte de 19 pessoas (a maioria deles mineiros chineses) e de fugiram de três processos de “posse comitatus” matando três policias. Até agora, não houve nenhum consenso sobre o nome do líder deste grupo, que tem sido chamado simplesmente de Cinco Joaquins, também nunca se soube se era de facto apenas um bando, ou se havia outros. Pressupõe-se que o bando foi apoiado e protegido por californianos, incluindo Robert Livermore.

11 de Maio de 1853, o então governador da Califórnia John Bigler, assinou uma legislação a criar os Rangers, na Califórnia ", sob o comando do capitão Harry Love (um antigo Texas Ranger), cuja finalidade foi a de eliminar os Cinco Joaquins. O salário desses guardas era de aproximadamente 150 dólares, mas também tinham a opção de ganhar uma recompensa de US$ 5.000, se fossem bem sucedidos a acabar com a chaga de Murrietta. A 25 de Julho de 1853, um grupo de rangers encontrou um grupo de mexicanos perto de Paso Panoche no Condado de San Benito, a cerca de 50 km da Mother Lode e, como esperado, Houve um confronto em que dois dos mexicanos foram mortos e os Rangers afirmaram que se tratavam de Murrietta Garcia.

Os Rangers cortaram uma mão a Garcia e cortaram a cabeça a Murrietta, como prova da sua morte e colocaram-nas em uma pipa com etanol levando-as em seguida para StocktonSão Francisco onde exibiram a cabeça do suposto Murietta conservada dentro de um frasco de vidro, onde espectadores curiosos a podiam ver a troco de um dólar. Devido a duvidas levantadas sobre a suposta autenticidade da cabeça, os Rangers coagiram dezassete pessoas a identificarem a cabeça, como pertencente a Murrietta, pelo que Love e os seus Rangers receberam a recompensa em dinheiro. No entanto, uma jovem mulher que alegou ser irmã de Murrietta afirmou que a cabeça não era a cabeça dele, pois não tinha uma cicatriz na cara que lhe era característica. Ouve também numerosos avistamentos de Murrietta após a sua suposta morte. Muitas pessoas criticaram Love por ter exibido a cabeça de Murrietta, em cidades longe dos campos da mineração onde Murrietta poderia se reconhecido. Inclusive se chegou a dizer que Love e seus rangers inventaram a história da captura e morte de Murrietta para cobrar a recompensa.

A alegada cabeça de Murrietta foi perdida durante o terremoto de San Francisco em 1906.

Pouco depois do seu desaparecimento, o bandido-patriota passou a ser o sujeito da história e da lenda. O primeiro texto sobre a vida dele apareceu em 1854, assinado por John Rollin Ridge. A história narra a forma como a mulher de Murrietta foi violada e morta pelos americanos e o seu irmão, foi enforcado por um crime que não cometeu, fazendo com que Murrietta jurasse vingança matando todos os "gringos" que encontrasse. Apesar de não haver provas que confirmem que estas coisas acontecem de facto a um homem chamado Joaquín Murrietta, a verdade é que era algo muito comum de acontecer aos latino-americanos que viviam na Califórnia naquela época, logo o paralelismo5.

A atribuição da nacionalidade chilena pode ser o resultado de Murrietta ter lutado ao lado dos mineiros naturais daquele país durante a chamada  "Guerra chilena". Um fragmento do livro de Ridge que foi reimpresso em 1859 na California Police Gazette("Diário da Polícia da Califórnia), foi traduzido para o espanhol, de lá para o francês e finalmente de volta para o espanhol, por Roberto Hynne que afirmou ter estado na Califórnia durante a febre ouro. Esta última versão afirmava que Murrietta teria nascido no Chile em vez do México.

A lenda de Joaquín Murrietta possivelmente teria sido esquecida se não tivesse sido por John Rollins Ridge, um jornalista de origem Cherokee que escreveu o livro Life e Aventuras de Joaquín Murrietta famoso Califórnia bandit em que descreve a vida, aventuras e morte de Joaquín. A prosa de Ridge ajudou a colocar Murrietta em um lugar proeminente no âmbito das tradições da Califórnia mexicana e, para os mexicanos, a sua imagem foi ampliada ao ponto de ser intitulado de El Patrio (A Pátria), um símbolo da causa perdida na guerra de invasão do México em 1847 perpetrada pelos EUA e que terminou com o Tratado de Guadalupe Hidalgo com a perda de metade do seu território.

Segundo a história de Ridge, Joaquín Murrietta e os seus homens usavam como refúgio as montanhas circundantes da população mexicana ao Mother Lode. Juntou o seu bando, a outros da região, criando "Os cinco Joaquins", um bando mais forte que granjeava a simpatia da população mexicana aumentado dessa forma as suas operações com mais eficácia. Portanto, Joaquín Murrietta e os seus homens, sublimavam a expressão e a vontade dos mexicanos, em combater o jugo dos "Anglos" até à morte, a admiração dos seus compatriotas reflectiu-se em canções e corridinhos que compuseram, levando aos dias de hoje a criação da sua própria história épica.

Provavelmente, uma versão em espanhol da história de Ridge, também inspirou vários corridinhos sobre Murrietta, mostrando-o como um furioso vingador de injustiças contra os mexicanos. Gilberto Velez, em seu livro "Corridos Mexicanos"6 , fez a recolha de duas músicas com o título Joaquín Murrietta.

Universidade de Berkeley na Califórnia, tem uma cooperativa habitacional nomeada em sua homenagem, a Casa Joaquín Murrietta7 .

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaqu%C3%ADn_Murietta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário