Seguidores

sábado, 6 de dezembro de 2014

QUEM FOI JESUÍNO BRILHANTE?

Arte: Walter Barà

Quem foi Jesuíno Brilhante?
Não foi nem com Lampião
Nem com Antônio Silvino
Mas o cangaço primeiro
Começou com Jesuíno
Que na busca por justiça
Foi um herói genuíno.

Sem dúvida, quando falamos em cangaço, nos apegamos muito a Lampião, devido a sua evidência em nossos livros, revistas, filmes, canções e diversos outros produtos. Mas bem antes dele e também de Antônio Silvino, cangaceiros que por mais tempo atuaram pelo Nordeste, enchendo páginas dos jornais de todo o país, encontra-se Jesuíno Alves de Melo Calado (Jesuíno Brilhante), um dos precursores do Cangaço, o bravo lendário do Oeste potiguar, famoso por distribuir entre os pobres os alimentos que saqueava dos comboios do governo.

Meu nome é Jesuíno
Sou Brilhante, sim senhor!
Conhecido no sertão
Como um nobre vingador
Que assim como Robin Hood
Do pobre sou defensor!

Nascido no dia 2 de janeiro de 1844, no Sítio Tuiuiú, Município de Patu - RN, que na época era um distrito pertencente ao Município de Imperatriz (hoje Martins). Muito bom de montaria, atirador incomparável, jogava bem a faca e sua força física garantia-lhe sucesso na hora do “corpo a corpo”. Também era bom nadador, vaqueiro afamado, derrubador e laçador de gado. Sua pontaria infalível causava assombro, especialmente porque Jesuíno, ambidestro, atirava com qualquer das mãos.

Era um cangaceiro gentil-homem, adorado pela população pobre, defensor dos fracos, dos velhos oprimidos, das moças ultrajadas, das crianças agredidas. Não roubava e o seu bando era rigorosamente vigiado para respeitar o décimo mandamento. Foi até comparado com Robin Hood, o herói mítico inglês, o fora-da-lei que roubava dos ricos para dar aos pobres.


Fonte: facebook
Página: Walter Barà

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário