Seguidores

sábado, 24 de janeiro de 2015

A PRAIA DE AREIA BRANCA - 18 DE JANEIRO DE 2015

Por Geraldo Maia do Nascimento

Concluindo a série sobre as praias do Oeste potiguar, trataremos hoje da praia de Areia Branca, destino de muitos turistas atraídos pelas belas e paradisíacas praias de areias brancas, dunas e falésias, além de uma porção territorial dominada pelo sertão. 


O litoral do município já era conhecido dos navegantes desde os primórdios do descobrimento do continente americano. Há indícios de que já tinha havido desembarque e consequente exploração do rio Apodi em fins de 1499. Gabriel Soares, no seu \"Tratado Descritivo do Brasil em 1587\", descreve as costas de Areia Branca.
               
O historiador Luís da Câmara Cascudo encontrou, em seus estudos, evidências a respeito das salinas de Areia Branca, datadas de 1650. Segundo ele, os navios negreiros ao retornarem para Portugal, entravam no Rio Mossoró para abastecer essas embarcações de sal que era produzido nas gamboas naturalmente.
               
A propriedade mais antiga de que se tem notícia nessas terras é a do Cel. Gonçalo da Costa Falero, que \"a 5 de julho de 1708, é senhor de três léguas de comprimento e uma de largura, a começar no morro do Tibau, pela costa do mar para o lado do sul, até onde acabasse\".
               
Outros autores nos dão conta que por volta de 1860 encontravam-se no local Areias Brancas, na ilha da Maritacaca, alguns ranchos de pescadores e nada mais. A concentração mais ativa era no povoado Barra do Mossoró, à margem esquerda do rio. Durante a Guerra do Paraguai (1865-1870), o local serviu de refúgio para os fugitivos do recrutamento militar, enviados para lá por Chiquinho Gomes da Barra (Francisco Gomes da Silva), residente na Barra do Mossoró. E com isso outros barracos foram surgindo.
               
Nas tentativas para navegação a vapor no Rio Mossoró, foi construído um armazém na margem esquerda do rio. Em janeiro de 1866 o navio Mamanguape tentou chegar a esse ponto do rio, mas não conseguiu. Por esse motivo o presidente da Província, dr. Luís Barbosa da Silva, mandou transferir o armazém para a margem direita do rio, no sítio das Areias Brancas, aonde em abril de 1867 chegava a barca inglesa Calderbank, consignada a casa J. UlrichGraff de Mossoró e o Pirapama, navio a vapor da Companhia Pernambucana de Navegação Costeira, estabelecendo, a partir daí rota normal.
               
A primeira residência de tijolos foi construída em 1867 por Gorgônio Ferreira de Carvalho, encarregado do armazém e fiscalização das mercadorias em trânsito.Dois anos depois João Gomes da Silva (João Menino) e João Francisco de Borja (Joca Soares) construíram outras, fixando-se no local em 1870. Em 1878, Joca Soares, juntamente com Joaquim Nogueira da Costa (seu cunhado) exploraram a primeira salina no local denominado Serra Vermelha.
               
Em 1872 a região denominada Areia Branca, do município de Mossoró, passou a Distrito de Paz, compreendendo Grossos, Matos Altos, Morro do Tibau, Upanema, Redonda e Meio, e tinha como primeira autoridade o Juiz de Paz João Francisco de Borja. Em 16 de fevereiro de 1892, através do decreto estadual nº 10 é elevado à categoria de vila, com a denominação de Areia Branca. Instalado em 31 de março do mesmo mês e ano.
               
Em 22 de outubro de 1927 é elevado à condição de cidade e sede municipal, com a denominação Areia Branca, pela lei estadual nº 656. Pelo decreto estadual nº 603, de 31 de outubro de 1938, foram criados os distritos de Grossos e Tibau e anexados ao município de Areia Branca. A lei estadual nº 1025, de 11 de dezembro de 1953, desmembra do município de Areia Branca os distritos de Grossos e Tibau, para formar o novo município de Grossos. Atualmente Grossos e Tibau são municípios.
               
O município faz parte do Polo Costa Branca, Associação dos Municípios da Costa Branca (Amucosta), formada pelos municípios de Caiçara do Norte, São Bento do Norte, Galinhos, São Rafael, Carnaubais, Assu, Tibau, Grossos, Itajá, Areia Branca, Mossoró, Porto do Mangue, Serra do Mel, Macau, Guamaré e Pendências. O Polo Costa Branca é uma forma de desenvolvimento do turismo na região.
               
Dessa forma chegamos ao fim da série sobre as praias do Oeste potiguar, onde abordamos os municípios de Tibau, Grossos e Areia Branca, principais destinos turísticos dos mossoroenses em período de veraneio. 

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Autor:
Jornalista Geraldo Maia do Nascimento
Fontes: 
http://www.blogdogemaia.com/#

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário