Seguidores

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Comentários emocionados sobre A História do Rádio em Pombal, organizado por Clemildo Brunet de Sá

Por José Romero Araújo Cardoso

O Brasil desponta no item controvérsia quando o assunto é a patente de inventos modernos, como o rádio e o avião. Considerado o inventor da difusão radiofônica, o italiano Guglielmo Marconi é louvado até o presente como o cientista que viabilizou o início do advento da comunicação em massa, não obstante haver registro que o Padre gaúcho Roberto Landell de Moura tinha conseguido dois anos do cientista europeu, mais precisamente em 3 de junho de 1900, enviar sinais telegráficos e irradiar a voz humana sem auxílio de fios a 8 km de distância.

Como reconhecimento à sua invenção, Marconi recebeu o Nobel de Física de 1909, enquanto o sacerdote brasileiro foi relegado ao quase ostracismo, ao quase esquecimento absoluto, embora haja documentos comprobatórios referente ao pioneirismo do injustiçado brasileiro.

O rádio passou a integrar o cotidiano das pessoas com o passar dos anos, tornando-se indissociável do modus vivendi dos vários grupos humanos que habitam o planeta, trazendo informações, entretenimento, ênfase à arte dos cantores e cantoras de ontem e de hoje e inúmeras outras utilidades.

Durante a segunda guerra mundial o rádio foi profusamente utilizado tanto pelos aliados como pelos componentes do Eixo. A invasão da Normandia foi precedida de certos códigos através de determinadas músicas previamente estabelecidas como sinais para que as tropas tomassem determinadas atitudes.

Afirmo categoricamente que um dos melhores amigos que Deus me deu se chama Clemildo Brunet de Sá. Em Mossoró, quando de minha fixação efetiva após março de 1998, em vista de aprovação em concurso pública para docente do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, trabalhando com o mestre Vingt-un Rosado na Coleção Mossoroense, descobri a importância de Charles-Theobald Brunet para o enriquecimento da genealogia sertaneja, estando Clemildo incluso nesta. O Capitão do Exército francês Charles-Theobald Brunet era filho do grande naturalista Louis Jacques Brunet. Na Paraíba, em Sousa, pai e filho se casaram com duas irmãs, da prestigiada família Sá.

Falar em radiofonia no município paraibano de Pombal é o mesmo que estar fomentando a importância de Clemildo Brunet para o sucesso desse meio de comunicação de massa que tanto vem contribuindo para a formação de gerações de ouvintes, as quais, através dos programas capitaneados pelo notável radialista pombalense, vem assumindo formas magistrais na própria essência que permeia a lógica positiva que sempre tem acompanhado Clemildo em todos os momentos de sua trajetória radiofônica.

Eis que o brilhante radialista nos brinda com extraordinária publicação intitulada Histórias do Rádio em Pombal, a qual já está entre os mais imprescindíveis resgates históricos já efetivados na velha Terra de Maringá.

Invocando memória privilegiada e cedendo espaço para que historiadores e pesquisadores, como Verneck Abrantes de Sousa, Ignácio Tavares, João Costa, Maciel Gonzaga Luna, entre outros importantes estudiosos pombalenses, bem como ouvintes e admiradores, Clemildo Brunet exponencializa formidavelmente registros sobre a história do rádio em Pombal.

Programas como A Voz da Cidade e Saudade não tem idade são trazidos de forma nostálgica através de depoimentos retumbantes que dignificam a luta heroica desse magistral ser humano que pensa, acima de tudo, em viabilizar melhores condições de vida aos seus semelhantes, embasado em direcionamento natural, desde a infância, para a radiofonia, verdadeira paixão no nobre autor/organizador de uma das mais marcantes obras já escrita sobre a influência que o rádio pode ter nas vidas das pessoas que habitam o semiárido marcado pelas inclemência e certo abandono dos poderes constituídos.

Li História do Rádio em Pombal de um fôlego só,  impressionando-me com informações preciosas que desconhecia, pois nascido em 28 de setembro de 1969, somente na adolescência comecei a constatar a importância da radiofonia, pois nostálgico inveterado, amante da boa música, fã incondicional da sublime arte de Nélson Gonçalves, Luiz Gonzaga, Núbia Lafayette, Altemar Dutra, entre outros que deixaram marca indelével em nossa história musical, tornei-me admirador de programas que Clemildo comandava, como Saudade não tem idade.

Parabéns meu amigo Clemildo Brunet de Sá. Parabéns pela grande iniciativa de legar às gerações presentes e futuras o mais belo registro sobre a radiofonia em nossa querido torrão natal!

José Romero Araújo Cardoso. Geógrafo. Escritor. Professor Adjunto IV do Departamento de Geografia do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. E-mail: romero.cardoso@gmaiil.com

Enviado pelo autor José Romero Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário