Seguidores

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O CANGAÇO ‘RECANTO DA HISTÓRIA’


"Aí menina... chega estrondou tudo."( Maria Nascimento, sobrevivente)
(*) “A 600 km de Salvador, num lugar ermo, fronteira com o Piauí, região de Casa Nova, árido, pobre, miserável, mas reduto de famílias abastadas, um beato chamado Senhorinho, seguidor de Padre Cícero, se instala, com seus seguidores, em 1937.


O governo, como sempre, numa aliança entre Estado, Igreja e latifundiários, mandou pra lá seus soldados. Em 3 dias, mataram mais de 500 “fanáticos”. Dona Maria tinha 8, 10 anos e lembra de detalhes.

Eles atiravam à queima-roupa em pessoas desarmadas ou armadas com pedaços de pau. Viu a mãe morta com tiros nas pernas, um dos irmãos, menino como ela, com um tiro na cabeça. A avó, cega, tomou um tiro no peito. Duas irmãs pequenas, uma de colo, que se abrigavam numa casa, foram queimadas vivas, junto com outras crianças, feridos e velhos que se refugiavam ali. Isso quando a “guerra” já tinha acabado(...)As autoridades estavam decididas a acabar com o reduto rebelde com medo que acontecesse um novo Canudos. Quinzeiro começava a falar em salvação através da morte. Foi quando as tropas militares começaram a atacar, e tiveram o troco dos "caceteiros", porque os camponeses portavam cacetes (bastão ou pedaço de madeira). O ataque deixou 400 mortos só no primeiro dia. Reza a lenda que Quinzeiro conseguiu escapar vestido de mulher”.


(**)“O Movimento de Pau de Colher foi um fenômeno messiânico e milenarista ocorrido na Bahia na primeira metade do século XX, e que culminou com o massacre de seus participantes (chamados pela imprensa e populares de "fanáticos" ou "caceteiros") por forças policiais militares de Pernambuco.

Iniciado em 1934 e com término em 1938, teve por principal figura o beato José Senhorinho, seguidor das ideias religiosas do beato paraibano Severino Tavares, por sua vez ligado ao movimento religioso do beato José Lourenço, líder do movimento cearense do Caldeirão e que, junto a outros muitos sertanejos, se instalaram no lugar de nome Pau de Colher no município deCasa Nova, nas divisas baianas com o Piauí e Pernambuco(...)O Brasil mergulhava na ditadura Vargas quando o país assistiu a uma urbanização crescente, incremento da produção industrial, êxodo rural e instalação da nova ordem política com o fim do coronelismo e seu poder político(...)A fazenda Pau de Colher deve este nome à árvore pau-de-colher,ali abundante, e que foi utilizada para a confecção do "cacete" usado pelos sertanejos, donde também serem chamados pelos locais de "caceteiros(...)Severino Tavares, um paraibano, nascido por volta de 1885, profetizava uma "chuva de sangue" que inundaria o sertão e somente os escolhidos poderiam se salvar. Mais tarde se fixou em Juazeiro do Norte, onde conheceu José Lourenço Gomes da Silva, cujo grupo religioso praticava a autoflagelação e possuía grande aproximação ao Padre Cícero.

No ano de 1938 ocorreu um dos episódios mais sangrentos da história nacional. Trata-se da Guerra do Pau de Colher ou Guerra dos Caceteiros(...).

No dia 10 de janeiro de 1938 o pequeno grupamento policial de Casa Nova, composto pelo sargento Geraldo Bispo dos Santos, um cabo e quatro policiais procede a um ataque a Pau de Colher. Reagindo, os religiosos cercam os soldados e os matam a pancadas(...)Já o governo federal programara uma reação, através do Destacamento do Vale do São Francisco, e se passou a estudar um ataque ao reduto que, informara-se, era de seguidores do Comunismo. Tropas também são mobilizadas em Salvador e, no deslocamento, apreendem pessoas que informam tratar-se de um fenômeno de psicose coletiva, que acometia aos que ouviam Senhorinho.(...) Quando chegam ao lugar, contudo, este já fora atacado pelo destacamento da polícia militar de Pernambuco, sob o comando do capitão Optato Gueiros. Este cercara Pau de Colher com seus homens, procedendo ao morticínio dos que lá estavam. Em telegrama, dado o elevado número de mortos, Gueiros informava seu "êxito": "Impossibilitado sepultamento determinei incineração. (...) Fiz vasculhamento circunvizinhança encontrando apenas crianças e mulheres indefesas”.”.

Transcrição Sálvio Siqueira
Fonte (*) https://blogdobrown.wordpress.com(posted by Gutemberg @ 5:29 AM, 10 DE FEVEREIRO DE 2011
(**)pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_de_Pau_de_Colher
Fotos: a) https://blogdobrown.wordpress.com
b) pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_de_Pau_de_Colher(Britto in: jornal Estado da Bahia (Diários Associados), edição de 24/2/1938 - Gilmário Moreira Brito. Pau de Colher: na letra e na voz. [S.l.]: PUC/SP, 1999. p. 48-51. ISBN 8528301729).

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário