Seguidores

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

BILHETES E AMEAÇAS DE LAMPIÃO


Inteligência, além de seus significados exatos, significa trampolinagem. Indivíduos calmos, supostamente resignados ou omissos, de repente se desenroscam e picam: é o golpe peçonhento. Assim se entende ainda, e em proporção crescente, o dom da inteligência em todas as esferas sociais, agora reforçado pela tecnologia.

Lampião foi inteligente, neste sentido. Socialmente excluído, revoltou-se ao ponto de banir-se ele próprio. Tinha pouca instrução, faltava-lhe fluência no discurso imperativo de “interventor” ou “governador” dos sertões. No entanto, sabia ser claro e contundente nas mensagens, conforme se depreende dos bilhetes em português tosco reproduzidos pelo historiador Oleone Coelho Fontes.

A um sargento comandante do destacamento de Juazeiro do Norte, Ceará, em 1926:

“Il.mo sr. José António — Eu lhe faço esta, até não devia me sujeitar a te escrever porem, sempre mando te avisar, pois, eu soube que vc., no dia que eu cheguei ahi na fazenda vc., esteve pronto para vir me voltar orem, eu sempre lhe digo que você crie juízo, e deixe de violências, apois eu venho chamando é por homem, e mesmo assim vc. Com zuada não me faz medo. Eu tenho visto, é, coisa forte, e não me assombra, portanto vc. Deve tratar de fazer amigos não para fazer como vc. Diz. Sempre lhe aviso, que é para depois vc. não se arrepender e nada mais, não se zangue, isto é um conselho que lhe dou. — Do Capitão Virgolino Pereira (?) da Silva”.

Ao Sr. José Batista, Fazenda Porteira, Cumbe (atual Euclides da Cunha), sem data — Sua saudação não pacei em sua casa soubi que não estava mas tenho estaque é para vancê manda por este portado 5 contos de rs.
“Olhi é para não deixar de mandar apois não mandando é pior para vancê apois aguardo sua resposta. ”Sem mais do Capm. “Virgulino Ferreira Lampião”.

Mais esta: “Sergipe. Ilmo Snr. João Apostolo Sua saudação

Com todos lhe faço esta para o sr. Mandar-me Um conto de Rs. Apois não quero maçada faço esta com urgença Cp. Lampião”.

E, para findar os exemplos, este aviso curto e grosso a José da Costa Dórea, outubro de 1932:

“Seu Dora se aprepare para morrer 
Camp. Virgulino Ferreira Lampião”.

http://www.vidaslusofonas.pt/lampiao.htm
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário