Seguidores

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

GUARANI - A FIDELIDADE DE UM CÃO "CANGACEIRO"

Por Geraldo Júnior

Muito se fala sobre a amizade e fidelidade entre homens e cães, uma relação de companheirismo que remonta desde os primórdios da humanidade e que se mantém até os dias atuais.

Os cães do cangaço não foram diferentes, pois tiveram papel fundamental dentro da história cangaceira, principalmente auxiliando nas caçadas e, apesar de não ter relatos sobre esse fato, servindo como sentinelas, dando proteção aos bandos.

Porém entre todas as qualidades desses animais, sem dúvidas alguma, destaca-se a fidelidade, o carinho e afeto que esses animais mantém por seus tutores vão além do nosso simples entendimento.

Lampião, o maior de todos os cangaceiros possuía dois cães, sendo eles o GUARANI e o LIGEIRO, e, apesar de ser um homem de atitudes desumanas e improváveis, mantinha extrema simpatia por esses animais. Entre seus cães, um teria destaque importante no momento de sua morte, autenticando e fazendo jus a sua lealdade.

Leiam o que relatam os escritores José Sabino Bassetti e Carlos Megale em seu Livro "LAMPIÃO - SUA MORTE PASSADA A LIMPO, sobre o momento do degolamento de Lampião pelo Soldado "Santo".

" SEU FIEL CACHORRO GUARANI, NÃO ABANDONOU O COITO E, AVANÇOU SOBRE O SOLDADO "SANTO" QUANDO ESTE FOI CORTAR-LHE A CABEÇA (LAMPIÃO). PRECISOU SER MORTO PELO POLICIAL." (José Sabino Bassetti e Carlos Megale)

Guarani demonstrou por seu dono o maior dos sentimentos... o amor... sendo capaz de dar a sua própria vida em nome de uma verdadeira e pura amizade. Entrando para a história como um dos heróis de Angico... tendo seu nome (apelido) escrito para sempre nas páginas sangrentas do cangaço.

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário