Seguidores

sábado, 21 de fevereiro de 2015

HOJE NA HISTÓRIA DE MOSSORÓ - 20 de Fevereiro de 2015

Por Geraldo Maia do Nascimento

Em 20 de Fevereiro de 1954 dava-se a posse de D. Eliseu Simões Mendes como Bispo de Mossoró. D. Eliseu substituiu D. João Batista Portocarrero Costa no pastoreio da Diocese, como seu terceiro Bispo.

Todos os direitos reservados
É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

UM POUCO SOBRE ELISEU SIMÕES MENDES

Restos mortais de dom Eliseu, primeiro bispo de Campo Mourão, serão sepultados na Catedral

Redação -  A 12, 22 de Maio de 2014 - Publicado nesta data

A Catedral São José da Diocese de Campo Mourão (PR) recebe nesta quinta-feira, 22, os restos mortais do bispo diocesano, dom Eliseu Simões Mendes. Uma Celebração Eucarística às 19h, presidida por dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá, marcará o início das celebrações de sepultamento do bispo na igreja sede.

Dom Eliseu Simões Mendes foi o primeiro bispo de Campo Mourão. Faleceu em 2001, em Feira de Santana (BA), onde morava com seus familiares depois de ter renunciado ao governo da diocese. Na época foi enterrado no cemitério Jardim Celestial. Diante da celebração dos 100 anos de seu nascimento em (18 de Maio de 1915), este ano de 2015, a Diocese de Campo Mourão obteve junto aos familiares do bispo a permissão para transladar e sepultar os seus restos mortais para a Catedral São José, onde ficará em um lugar de honra determinado aos bispos. 

No último dia 18, o bispo da diocese de Campo Mourão, dom Francisco Javier Delvalle Paredes, presidiu uma missa na Catedral São José, na qual lançou a carta pastoral 'Salus Gregis', abrindo oficialmente o ano do centenário de nascimento de dom Eliseu Simões Mendes. 

"Esteve aqui como aquele que veio mostrar o caminho; veio testemunhar a verdade", disse Dom Javier, sobre o bispo que, se vivo, completaria 99 anos.
Na Catedral São José haverá celebrações durante toda a noite, ininterruptamente, até às 19h de sexta-feira, 23, quando será realizada a celebração solene de sepultamento.

Segundo o pároco da Catedral São José, padre Jurandir Aguilar, dom Eliseu foi um "incansável desbravador do noroeste paranaense" quando a diocese abrangia um vasto território. "Cumpre notar, que quando aqui chegou estas plagas (região) ainda eram em grande medida intocadas. Consequentemente, seu trabalho não está circunscrito exclusivamente ao âmbito religioso. O impacto social do episcopado de Dom Eliseu mostra-se no valor deste para a constituição da  sociedade organizada de Campo Mourão e arredores", frisou. 

"Toda a Diocese é chamada a participar ativamente neste acontecimento único e  grandioso para a história da fé cristã nesta região", completou.

Na Catedral está sepultado o sucessor de dom Eliseu, dom Virgílio de Pauli. 

Dom Eliseu Simões Mendes, primeiro Bispo de Campo Mourão (1960-1980), nasceu a  18 de Maio de 1915, no território do atual município de Coração de Maria, região  metropolitana de Feira de Santana (BA). Foi ordenado sacerdote na Catedral Basílica de  Salvador (BA) em 4 de Dezembro de 1938 e sagrado Bispo no dia 3 de Dezembro de 1950. 

Ocupou primeiramente a função de Bispo auxiliar de Fortaleza, tendo por titular Dom  Antonio de Almeida Lustosa (1950-1953). 

Posteriormente, foi nomeado Bispo de Mossoró (RN), cargo exercido até a transferência para a recém-criada Diocese de Campo Mourão, da  qual tomou posse na tarde de 23 de Abril de 1960. Faleceu no dia 2 de Março de 2001.

http://www.a12.com/noticias/detalhes/restos-mortais-de-dom-eliseu-primeiro-bispo-de-campo-mourao-serao-enterrados-na-catedral

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário