Seguidores

quarta-feira, 4 de março de 2015

DICIONÁRIO BIOGRÁFICO CANGACEIROS E JAGUNÇOS

Por Archimedes Marques

É com grande satisfação que anuncio e conclamo todos os amigos de Sergipe, os amantes da história e da cultura nordestina, em especial os apreciadores, estudiosos, pesquisadores, colecionadores do tema cangaço para comparecerem ao lançamento da 2ª Edição do livro “Dicionário Biográfico Cangaceiros e Jagunços”, de autoria do querido amigo Renato Luís Bandeira, a acontecer no próximo sábado, dia 7 de março de 2015, às 16:00 horas, na Livraria Escariz da Avenida Jorge Amado, em Aracaju. Vale ressaltar que esta 2ª Edição foi revisada e ampliada, contando com 432 páginas.


O nobre escritor baiano da Chapada Diamantina, já publicou livros históricos e biográficos com destaque para “A Coluna Prestes na Bahia”, “A Guerra dos Coronéis e os Garimpos na Chapada Diamantina”, “O Enigma de uma Civilização Perdida no Sertão da Bahia”, “Chapada Diamantina História Riquezas e Encantos”, dentre outras não menos destacadas obras literárias. Nesta obra o incansável escritor, homem das letras por natureza, apresenta uma verdadeira coletânea com mais de mil nomes, imagens e informações de cangaceiros de todo o Nordeste, fruto de grande pesquisa.

Aracaju terá o privilégio de ser a primeira cidade a ser contemplada com tão importante livro, a primeira cidade de uma verdadeira Maratona Literária por 7 Estados do nosso amado Nordeste, em um percurso aproximado de 6.000 km.


Eis a previsão e rota da Maratona que fará o destemido amigo Renato Luiz Bandeira em companhia da sua guerreira esposa Cristina de 05 de março a 30 de abril de 2015:

ARACAJÚ (SE) / São Cristóvão, Laranjeiras / PROPRIÁ (SE) / N.S. de Lourdes, Gararu, Porto da Folha, Pão de Açucar, Poço Redondo / PIRANHAS (AL) Jatobá, Nova Petrolândia / FLORESTA (PE) / SERRA TALHADA (PE) – via Flores / PRINCESA ISABEL (PB) – via Quixadá, Carnaíba, Afogados da Ingazeira, Iguard / SERTÂNIA (PE) – via Arcoverde, Pedra, Venturosa, Caetés, GARANHUNS (PE) / CARUARU-(PE) / RECIFE (PE) / JOÃO PESSOA (PB)- CAMPINA GRANDE (PB) via Patos, Pombal, Jaricó, Catolé do Rocha, Janduís, Patu, Campo Grande, Caraúbas, Governador, Dix-Sept Rosado/ MOSSORÓ- (RN) via Apodi, Itaú, São Francisco do Oeste, Ferros, José da Penha, Uiraúna, Souza, Cajazeiras / JUAZEIRO DO NORTE (CE) / CRATO-(CE) / PICOS-(PI) / PAULISTANA-(PI) / PETROLINA-(PE). E finalmente SALVADOR (dia 30 de abril) – Fundação Fernandes da Cunha – 17 horas.

Desde já desejo boa viagem ao honrado casal e almejo todo o sucesso possível nesse novo desafio do nobre amigo Renato Luís Bandeira.

Fonte: facebook
Página: Archimedes Marques 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário