Seguidores

quarta-feira, 1 de abril de 2015

As Mulheres no Cangaço e Theophanes Ferraz em Manha de Cariri Cangaço Princesa 2015


A manhã do terceiro dia de Cariri Cangaço Princesa 2015, dia 21 de março, trouxe aos salões do Acqua Parque em Princesa Isabel duas primorosas Conferencias, com os renomados pesquisadores e escritores; João de Sousa Lima de Paulo Afonso e Geraldo Ferraz de Recife. A abertura ficou a cargo do curador do Cariri Cangaço Manoel Severo que deu as boas vindas a todos os participantes e ressaltou a importância dos dois temas: "É extremamente importante termos um olhar dedicado a este importante e vital recorte da historiografia do cangaço que é sem dúvidas a entrada das mulheres a partir de Maria Bonita e ninguém melhor que o pesquisador João de Sousa Lima, dedicado rastejador das coisas do sertão e que vem lá do berço da morena da terra do condor, para nos contar essa história; e no ano em que comemoramos os 100 anos da prisão de um dos cangaceiros mais famosos, Antonio Silvino, ninguém menos que o grande Geraldo Ferraz, neto de Theophanes Torres, personagem principal desse episódio para  nos brindar a todos aqui em Princesa Isabel".

João de Sousa Lima
 Geraldo Ferraz
 Aderbal Nogueira
Ivanildo Silveira
Wescley Rodrigues

"E o que dizer de Maria de Déa, a Rainha do Cangaço, que ousou deixar um marido com quem se casara ainda adolescente, rompeu os paradigmas de sua época, abandonou os costumes, tradições e feriu a honradez da família ao optar em acompanhar Lampião e viver uma vida de confrontos com a polícia, fugas pela caatinga, sem a paz suficiente para manter vivos em seu ventre os filhos gerados e poder sequer ser a mãe presente na vida de sua menina, Expedita, criada por amigos?  Como compreender essa mulher quando mandou de volta o irmão que queria entrar no cangaço a ela é atribuída a frase: "desgraçada por desgraçada aqui, basta eu"... revela João de Sousa Lima, o  pesquisador de Paulo Afonso.

"Nos alegra momentos como esse, somos uma grande família e ela está sempre crescendo, em conhecimento, qualidade, respeito, e em número de membros...Manoel Severo com sua generosidade impar, foi o idealizador e dividiu com todos os pesquisadores, não só o sonho... mas também a realização... e desde então, não paramos mais, e cada conquista, e olha que já foram muitas e muitas ainda estão por vir, comemoramos e agradecemos a todos que tem compartilhando conosco esta história fantástica que é o Cariri Cangaço. Este evento de Princesa extraordinário..." Fala a pesquisadora Juliana Pereira. 

 Tomaz Cisne, João de Sousa Lima, Manoel Severo e Neli Conceição
 Valmir Pereira, Manoel Severo e Roberto Soares
 Andrade Junior e Professor Pereira
 André Vasconcelos
Elane Marques e Patrícia Brasil
Luana Lira, Gerlane e Alcides Carneiro

"Uma das maiores emoções de minha vida foi conhecer Durvinha, pela qual me apaixonei profundamente, paixão que hoje transferi para sua filha, nossa querida Neli" confessa João de Sousa Lima.

André Vasconcelos, de Triunfo ressalta, "para mim é sempre motivo de alegria participar do Cariri Cangaço e seus debates, reencontrar amigos como Manoel Severo, Rostand Medeiros e tantos outros, além de ter a oportunidade de visitar locais que formam a identidade histórica e cultural do nosso sertão nordestino. Sempre volto renovado, entusiasmado e embriagado de sertão. Valeu !!!" 

Geraldo Ferraz a partir de um minucioso trabalho de pesquisa trouxe os principais pontos sobre a personalidade de seu avô, um dos mais brilhantes comandantes de volantes da ápoca do cangaço, Theofanes Ferraz, protagonista da prisão de Antônio Silvino.

Lamartine Lima 
Carlos Alberto
Juliana Pereira, Freira Francinalda Lima e Aderbal Nogueira
 
 José Bezerra Lima Irmão, Jair Tavares e Ezequias Aguiar
 Narciso Dias, Geraldo Ferraz e Ivanildo Silveira
Thiago e Rosane Pereira

Completa Geraldo Ferraz: "Em agosto de 1914, Theophanes e seus companheiros foram informados que havia estourado, no Velho Continente, uma grande guerra, a primeira entre várias nações, que muito transformaria o panorama mundial. No segundo trimestre daquele mesmo ano, com 19 anos, foi nomeado, novamente, delegado de polícia de Vila Bela, onde teve a oportunidade de impor a lei e promoveu a prisão de alguns bandoleiros que já possuíam uma certa fama. Em setembro daquele mesmo ano, quando da sua nomeação como delegado de Taquaritinga, estava para acontecer a realização de um dos seus sonhos - a captura do mais famoso cangaceiro daquela época, o temível Antônio Silvino, também conhecido como "Rifle de Ouro" ou "Governador do Sertão". Com aquela formidável prisão, conseguiu por fim a uma carreira de mais de 15 anos de terror no Sertão. Por conta daquele ato de bravura foi promovido ao posto de tenente e nomeado delegado de Limoeiro."

Para a neta do coronel Zé Pereira, Rosane Pereira, "ficamos felizes em saber que agora fazemos parte desta família Cariri Cangaço, e pegarem os as estradas com muita alegria e voltaremos todas as vezes com a bagagem mais pesada de conhecimentos e amigos." Já o casal Alcides e Gerlane Carneiro, de Serraria,"ainda deslumbrados com tantos momentos maravilhosos, queremos, de coração, agradecer tanta gentileza . Jamais esqueceremos a maneira carinhosa como fomos recebidos pelo Cariri Cangaço aqui em Princesa ! Foram dias que curtimos esta cultura que nos deixou encantados com tanta riqueza de detalhes . Nossos sinceros agradecimentos e o compromisso de voltarmos para outros eventos."

 Oleone Fontes, Abreu Mendes e Manoel Severo
Sousa Neto, Manoel Serafim, Roberto Soares e Luana Lira
 Angelo Osmiro e Rostand Medeiros
 Abreu Mendes, Ana Lucia Souza e Neli Conceição 
Celsinho Rodrigues e Ingrid Rebouças
Vagner Ramos, Alexandre França, Washington Rosa e Lívio Ferraz
Manoel Severo e Carmelo Mandu

Novamente os salões do Acqua Parque ficaram repletos de expectadores para mais um momento de palestras do Cariri Cangaço Princesa. Pesquisadores e escritores de todo o Brasil, tinham ali a oportunidade de reencontrar amigos, estreitar laços e aprofundar conhecimentos. "Tão importante quanto as Conferencias e as Visitas são estes momentos de "bastidores" quando trocamos idéias com os muitos amigos de todo o Brasil, realmente uma rara oportunidade que o Cariri Cangaço nos proporciona" fala Narciso Dias, de João Pessoa.

"Na qualidade de um dos Conselheiros do Cariri Cangaço, gostaria de agradecer ao Prefeito Dominguinhos pela grande receptividade a todos nós que fazemos essa grande familia de pesquisadores, assim como, pela elegância do evento que está sendo coroado de êxito. Tenho plena certeza que Princesa encantou todos os participantes e sem dúvida ficará para sempre na minha memória como dos maiores eventos que já participei. Parabéns  reforça o pesquisador e escritor Archimedes Marques, de Aracaju. Já o Prefeito de Princesa Isabel confirma: "fico feliz em ser o prefeito nessa ocasião e poder colaborar para a vinda desse evento para o nosso município. Aqui temos gente de diversos lugares do pais, pessoas do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte de outras unidades da federação. Aqui estamos resgatando a cultura e história. Princesa é uma cidade inserida no contexto da história da cultura da Paraíba e do Brasil. Isso é muito gratificante”

 Aguiar Caçula, Raimundo Candido, Humberto Paz e Manoel Severo
 Manoel Severo e Angelo Osmiro
 Rostand Medeiros e Manoel Severo
 Sonia Jacqueline e Wescley Rodrigues
 Archimedes e Elane Marques
Manoel Serafim e Maria Amélia

Ao final da manha de palestras nos salões do Acqua Parque de Princesa Isabel os convidados do evento participaram de um coquetel e logo após puderam acompanhar a sensacional apresentação de Teatro do Grupo Sound Chash de Princesa Isabel com o espetáculo contando a vida de Virgulino Ferreira.

Fotos: Pedro Bruno e Ingrid Rebouças
Gravura: Cristiane Campos

Cariri Cangaço Princesa
21 de Março de 2015
Princesa Isabel, Paraíba

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2015/03/as-mulheres-no-cangaco-e-theophanes.html

http//blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário