Seguidores

sexta-feira, 24 de abril de 2015

CORREIO DO PAJEU. MAIO.2015.2


Comentário - A-09 Maio/2015 No 81
Encontro 124o. Breve Histórico

Caros amigos:

Em nome da Comissão do Grupo Amigos de Serra Talhada, comunicamos que, no dia 10 (DEZ) deste mês de abril, aconteceu o 124o encontro mensal dos serra-talhadenses. O presidente da reunião, Genildo Nunes, iniciou o evento, parabenizando e lendo a relação dos aniversariantes do mês de abril. Fez também uma referência à publicação feita no Jornal Diário de Pernambuco, do dia 05 (cinco) de abril, sobre o livro “Família Ignácio Cabral de Oliveira Medeiros e outras” de autoria da escritora serra-talhadense Carmélia Ignácio de Mello e ainda destacou os artigos sobre Assis Nunes, de autoria dos escritores Adalberto Nazaré e Hamilton Silva, ambos publicados na edição no 80 do Jornal Correio do Pajeú.

Genildo lembrou que o Grupo Amigos de Serra Talhada completará 12 anos de existência, no próximo mês de junho e colocou em pauta para discussão os métodos a serem adotados para se melhorar, cada vez mais, a consolidação e o comparecimento das pessoas e dos seus amigos e familiares. Dando sugestões sobre o assunto colocado em pauta e falando sobre temas variados, se pronunciaram as pessoas relacionadas a seguir: O orador José Alves de Oliveira, Edmilson Feitosa, Luiz Francelino, Assis Nunes, Tomé Magalhães, Abidoral Aragão (aniversariante), Alaim José de Souza, Walter Carvalho e Carlos Augusto Barros que justificou a ausência do amigo José Ricardo Brito.

Dando prosseguimento, José Alves Sobrinho fez uso da palavra e comunicou que o livro “Pegadas de um sertanejo – vida e memórias de José Saturnino”, de sua autoria e de Antonio Filho Neto terá seu lançamento, na Fazenda São Miguel, no dia 30 (trinta) deste mês de abril.

Haverá também outro lançamento, no dia 02 (dois) de maio, em Carqueja (Nazaré) e outro lançamento, no dia 09 (nove) de maio, na feira do livro, em Serra Talhada. O lançamento em Recife será divulgado posteriormente.

Redator: Antônio Neto - E-mail: correio.pajeu@gmail.com - Fones (81) 96320252 Durante a reunião, foi distribuída aos participantes a edição no 80 do "Jornal Correio do Pajeú", editado pelo amigo Antônio Neto, brindando aos leitores com os trabalhos dos escritores: Adalberto Nazaré, Hamilton Silva, Antônio Timóteo Sobrinho e Francisco Ferraz.

Em um ambiente de confraternização pelo reencontro de pessoas amigas, Genildo promoveu o encerramento da reunião, agradeceu às pessoas que ali se encontravam e pediu que cada frequentador traga, pelo menos, mais um convidado, para o próximo encontro que será realizado no dia 08 (OITO) DE MAIO de 2015, na AABB-Recife.

Após o encerramento, foi feita a "foto histórica" com a participação de todas as pessoas que estavam presentes e prestigiaram o evento.

Assis Nunes
Falsos profetas

Lendo o Evangelho de João cap. 20, vers. 19, que trata da aparição de Jesus aos seus discípulos e dizia que eles estavam trancados com medo dos judeus, então Jesus entrou e no meio deles disse: “Apaz esteja convosco”.

Hoje nós também estamos trancados, com medo, sem esperança, sem confiança e sem paz, mas Jesus nos deixou a companhia do Espírito Santo que nos move e faz aumentar nossa fé.

Mas meus irmãos e minhas irmãs estamos cheios de falsos profetas, que aparecem na calada da noite, travestidos de salvador da pátria, nos enganando com promessas demagógicas, pregando a mentira e a falsidade, burlando as leis que eles próprios criaram aproveitando-se da necessidade dos mais fracos lhe iludindo com auxílios, mantendo-os na pobreza, no analfabetismo, e desviando tudo o que é do povo para suas contas bancários, tornando- se ricos. Precisamos de nos livrar desses falsos profetas que salvam seus bolsos e condena o povo a uma inflação alta, a falta de moradia; a falta de atendimento médico, remédios, e tudo mais.

Tenhamos fé, fé sem medo, fé de quem confia, fé no ressuscitado, fé na misericórdia de Deus. Vamos juntar nossa fé e reunidos no amor a nós mesmos, ao nosso irmão e a nossa pátria e vamos lutar para nos livrarmos deste mal e assim desejarmos: “Apaz do senhor esteja convosco”.
FERRAZ (tico) E-mail: conferraz@hotmail.com

Página 02 - Variedades
Aniversariantes de maio

Caros amigos,

Em nome da Comissão do Grupo Amigos de Serra Talhada, parabenizamos e desejamos muitas felicidades aos aniversariantes do mês de maio, constantes da relação abaixo:

-Dia 01- Marluce Magalhães Palmeira
-Dia 02- Felipe Aragão Feitosa
-Dia 03- Icléa de Souza Guerra Simões
-Dia 04- Brígida Lucélia B. Maciel
-Dia 05- Moisés Jacy Filgueira Duarte
-Dia 05- Irene Côrte Magalhães Sousa
-Dia 05- Heitor Alexandre Paiva
-Dia 05- Luciene Godoy Batista
-Dia 06- Tatiana de F. Rodrigues
-Dia 06- Fábio Malinconico
-Dia 07- Gisélia Gomes de Lima
-Dia 07- Armindo Braga de Moraes
-Dia 08- Fernando Geraldo Madeiro
-Dia 08- Vinicius Magalhães de Sousa Passos
-Dia 09- Zeneide Epaminondas Tenório
-Dia 11- Josimar Teixeira Maranhão
-Dia 12- Henry Laércio Cavalcanti
-Dia 12- Antonio Varejão de Godoy
-Dia 13- Roberto Coelho Caribé
-Dia 13- Amália de Almeida Sá (Filha de Lulu)
-Dia 14- Marcos Antonio Vaz de Magalhães
-Dia 14- Rosilda Alves Vasconcelos
-Dia 15- Alexsandro Magalhães
-Dia 16- Antonio Soares
-Dia 18- Arcôncio Afonso de Magalhães Neto
-Dia 19- Maria Raquel Curioso Ferreira Beltrão
-Dia 20- Anselmo Alves
-Dia 20- Maria José Vieira de Barros
-Dia 21- Jurivan Moraes de Lira (BB)
-Dia 21- Eveline Magalhães
-Dia 22- Luiz Inocêncio Lima
-Dia 23- José Pereira Loureiro
-Dia 24- Maria de Fátima Batista
-Dia 25- Teófanes Torres de Carvalho
-Dia 25- Auristela Gomes de Magalhães
-Dia 26- Hamilton José da Silva
-Dia 28- Misalene Maranhão
-Dia 28- Marina Marine de Magalhães

Saudações
Assis Nunes

Tempo, fruto semente

O tempo se incube de fazer e depositar em nossas mãos o fruto da semente que plantamos em nossa vida.

Assim, "Deus tem sempre que ensinar, e o Ser Humano tem sem que aprender com Deus".

Deus estar em toda parte, portanto, está também dentro de nós e dentro de todas pessoas que nos cercam, boas ou más. Tudo provém de Deus. Tudo é manifestação Divina. Mesmo aquilo que nos parece mal pode ser a causa de um benefício futuro.

Nosso sofrimento resulta do desconhecimento da verdade básica. Deus dirige todos os acontecimentos, por que está em tudo. E faz com que compreendemos que a modéstia, a humanidade, a pureza são frutos de todas as estações da história e que o transcorrer do tempo não alterou a composição química de certos valores, tais como a gratuidade, a obediência, a confiança, a ternura e o perdão.

São valores que perduram e que não entraram em desuso.

Retorna, pois, ao nosso meio e oferece a todos uma edição atualizada das grandes virtudes humanas que te tiveram grande aos olhos de Deus. O tempo corre e a vida escapa das nossas mãos. Mas pode escapar como areia ou como semente. "Para recomeçar cada dia, necessário se faz renascer cada dia".

Nonato Magalhães é membro da ASTL
Leopoldo Nachbin, um matemático
pernambucano.
*Antônio Neto

Leopoldo Nachbin, nasceu em Recife, no dia 7 de janeiro de 1922. Faleceu no Rio de Janeiro, em 3 de abril de 1993. Foi um matemático brasileiro, conhecido internacionalmente pelo famoso teorema de Nachbin e considerado o mais representativo matemático brasileiro.

Foi membro fundador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). É pai do jornalista Luis Nachbin e do também, matemático André Nachbin.

Estimulado por Luiz Freire, Nachbin se mudou para o Rio de Janeiro, onde se graduou em engenharia civil em 1943, pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Rio de Janeiro. Em 1948, foi estudar na Universidade de Chicago, onde manteve frequentes contatos com matemáticos renomados, como André Weil, Jean Dieudonné, Marshal Harvey e Lorent Schwartz. Leopoldo Nachbin foi um dos primeiros matemáticos brasileiros a receber bolsa de estudo de uma instituição americana e também o primeiro matemático a receber o prêmio Moinho Santista, em 1962, dado a cientistas brasileiros de destaque. Segundo o próprio Nachbin, seu trabalho mais importante é o estudo dos espaços Hewitt-Nachbin. Teve quatro livros editados no exterior e quase cem artigos publicados em revistas de matemática nos Estados Unidos e na Europa, principalmente.

Fontes:1. Notáveis: Leopoldo Nachbin,
2. Grandes cientistas brasileiros - Leopoldo Nachbin
3. Leopoldo Nachbin
*Antônio Neto é membro da ASTL

VARIEDADES
Página 3 de 4
Variedades
03 Variedades

Lorena, uma lembrança forte.
*José Alves de Oliveira

Serra Talhada é uma cidade feliz, terra de expressivos nomes, pessoas que se destacaram no papel que lhes coube desempenhar.

Há, entre todos, um nome muito especial. Um nome que é quase unanimidade. E aqui discordo de Nelson Rodrigues, pois acho que nem toda unanimidade é burra. No caso do meu amigo Lorena, a unanimidade é inteligente, pois se baseia na admiração a uma personalidade rica de grandes predicados.

Luiz Conrado de Lorena e Sá poderia ser chamado Coronel Lorena, como antigamente se nomeavam os Chefes Políticos de grande prestígio.

Lorena preferiu ser um homem simples. Todos se achegavam a ele como a gente se achega a um amigo, a um irmão. Ele gostava de ajudar as pessoas.

Político fiel às suas ideias, sabia respeitar os outros.

Por essa razão era procurado por gregos e troianos.

Vou revelar uma coisa que poucos sabem: Eu estava estudando no Recife e me encontrava sempre com seu Metódio, nosso Deputado Metódio Godoi, que no governo de Agamenon era chamado interventor do sertão.

Uma vez seu Metódio me convocou: Zé, você vai se candidatar a Deputado para guardar a vaga para Lorena, que ainda não se decidiu e o prazo está vencendo. Lembro-me do nome do Presidente do Partido: Aderbal de Arroxelas Galvão. Não me lembro, entretanto, do nome do Partido. Lorena não quis ser Deputado, mas a vaga no Partido estava reservada. Lorena foi Prefeito quatro vezes. Numa das vezes, ajudei muito na campanha. Fiz comício em todos os distritos. Ele era meu amigo, e nossa amizade nunca estremeceu.

Quando fui Diretor do Bandepe, recebi a visita dele, acompanhado do nosso amigo comum João Duque. Cobrei um hotel para Serra Talhada. Quinze dias depois, ele repetiu a visita, desta vez para dizer que resolveu construir o Hotel das Palmeiras. Grande Lorena.

Luiz Conrado de Lorena e Sá merece todas as homenagens que se possam imaginar. Busto, museu, espaços especiais, bibliotecas etc. Serra Talhada tem o dever de homenagear este filho que soube atuar com elegância e correção nos diversos setores: Política, comércio, literatura, e por aí vai. Historiador de grandes méritos. Seus livros são ricos de informação.

Lembro-me de alguns: História Universal, História do Brasil, História de Pernambuco, Serra Talhada e Caminhos do Homem. Soube honrar seu lugar como integrante da Academia Serra- talhadense de Letras.

Eu poderia dizer ainda tanta coisa de Lorena! Prefiro encerrar com palavras do Escritor Frederico Pernambucano de Melo: “Luiz Lorena é um episódio muito elevado da consciência cívica sertaneja a que um dia os filhos do Pajeú darão o valor devido. Ele já não mais se pertence. Nem mesmo à sua família tão admiravelmente formada à sombra do patriarca.

Já é uma instituição, a modo de memorial que encerrasse entre as balizas da bravura e da solidariedade a soma das qualidades do homem da velha ribeira pernambucana.” *José Alves de Oliveira pertence à Academia Serra- talhadense de Letras.

Mãe missão da mulher
* Ivone Maranhão

Mãe fonte de amor e carinho
De amor eterno e emoção
Dá o peito como alimento
Embala no colo a todo momento

A mulher que cuida dos filhos
Criatura de grande visão
É respeitar a mãe natureza
É sentir paz no coração

A natureza tem seus mistérios
De dar esse poder a mulher
Dar a luz a uma vida
Desejo que toda quer

Hoje tudo é diferente
Tem mãe que joga filho no lixo
Outras querem tanto um filho
Tem que adotar se é preciso

Já os animais cuidam dos filhos
Coisa linda de se ver
Essa é a maior das belezas
Mistérios da mãe natureza

Deus deu a mulher esse dom
De amor e inspiração
De Cuidar de suas crias
Vem dentro do coração

* Ivone Maranhão Chuang, uma poetisa iluminada.

Página 04
CONVITE


A Academia Serra-talhadense de Letras e o escritor Benedito Vasconcelos Mendes convidam V. Sa. e família para abrilhantarem com as suas presenças o lançamento do livro:

«CULINÁRIA SERTANEJA»

. Essa obra resgata a história da culinária dos tempos idos da colonização do semiárido nordestino. Enquanto expõe, um conjunto de pratos típicos de uma região, onde a gastronomia do lugar difere das demais regiões do Brasil, não somente em aroma e sabor, mas, notadamente no colorido da natureza tropical.

Vale a pena, não somente ler o livro, sobretudo curtir e conhecer a tradição alimentar de nossos antepassados. Bom proveito. Esse livro será lançado em data, hora e local indicado s a seguir:

Data: 02 de maio de 2015
Hora: Apartir das 16 horas
Local: Carqueja- Floresta (PE).
Variedades CONVITE

A Academia Serra-talhadense de Letras e os escritores Antônio Neto e José Alves Sobrinho convidam V. Sa. e família para prestigiarem com suas presenças o lançamento do livro:

PEGADAS DE UM SERTANEJO

Vida e memórias de José Saturnino(1o inimigo de Lampião).

Pegados de um Sertanejo trata-se da biografia e das memórias de José Alves de Barros, conhecido por José Saturnino da Pedreira - 1o inimigo do famigerado Lampião.

Essa obra foi escrita em quatro mãos e duas cabeças pensantes - Antônio Neto e José Alves Sobrinho, ambos conhecedores desde criança das qualidades e virtudes da pessoa do biografado. Por referir-se a um registro biográfico, tudo que foi escrito nesse trabalho fora fundamentado em dados reais e verdadeiros ou como tais, por suas evidências. Grande parte desta obra foi escrita com base nos processos judiciais e arquivos da Polícia Militar de Pernambuco. Pouco de falatório e muito menos do que se ouviu dizer. Esse Livro será Lançado em datas, horas e locais indicados a seguir.

Data: 30 de abril de 2015.
Hora: A partir das 18 horas.
Local: Fazenda São Miguel - Serra Talhada(PE).
Data: 02 de maio de 2015
Hora: Apartir das 16 horas.
Local: Carqueja - Floresta(PE)
Data: 09 de maio de 2015
Hora: Apartir das 20h30
Local: Estação do Forró - Serra Talhada(PE).

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário