Seguidores

domingo, 19 de abril de 2015

Culinária Sertaneja

Por  Prof. Benedito Vasconcelos Mendes

Culinária Sertaneja, trabalho de fôlego de autoria do Prof. Dr. Benedito Vasconcelos Mendes, o grande sábio do semiárido, teve primeiro lançamento quando de atividade acadêmica Visita ao Museu do Sertão e ao Parque de Plantas Úteis da Caatinga, na Fazenda Rancho Verde, Mossoró (RN), no dia 18 de abril de 2015, atividade esta que constou de palestra ministrada pelo professor Benedito Vasconcelos Mendes, ainda visita ao acervo do Museu do Sertão e observação das espécies do Parque de Plantas Úteis da Caatinga, perfazendo a carga horária de 10 (dez) horas-aula.
  

"Denomina-se de Civilização da Seca a que foi formada na área seca e quente do nordeste brasileiro, região esta conhecida por Polígono das Secas, por possuir área poligonal e estar sujeita às secas periódicas. Abrange uma área de quase 1 milhão de quilômetros quadrados (853.383,59 km2), onde vivem cerca de 25 milhões de nordestinos em 1.309 municípios de oito estados do Nordeste e do norte de Minas Gerais. Região muito vasta, muito pobre e populosa. É a região mais subdesenvolvida do Brasil, com os piores índices de desenvolvimento humano (IDH). As secas periódicas e catastróficas, responsáveis pela mortandade dos rebanhos de animais domésticos, impedem a produção agrícola de sequeiro, o que obriga a população rural a migrar para as cidades, em busca de sobrevivência. Em consequência das secas, a economia regional se desorganiza, agravando ainda mais os sérios problemas socioeconômicos existentes.


Essa civilização, ímpar e pioneira, originou-se da mistura das três etnias que participaram do povoamento do semiárido regional (etnia indígena, representada pelos tapuias, que já habitavam a região; etnia branca, dos portugueses colonizadores, e etnia negra, dos escravos vindos da África). Houve miscigenação genética dos três povos e a mistura de suas respectivas culturas, que, submetidas ao meio físico local, resultou na Civilização da Seca. O caldeamento das três etnias e a integração da população com a terra seca fizeram surgir essa civilização de extraordinária riqueza cultural.


A culinária da Civilização da Seca tem sua origem ainda no período colonial. Diferente de todas as outras existentes no Brasil, possui o colorido, o sabor e o aroma da natureza tropical. Seus pratos típicos apresentam gostos peculiares, aparências atraentes e odores fortes, inigualáveis. Ela surgiu no Nordeste Seco como uma estratégia de sobrevivência durante as calamidades climáticas, por ser a única possível de ser feita nesta região atormentada pelas secas, com o aproveitamento dos alimentos básicos (mandioca, macaxeira, batata-doce, jerimum, milho, feijão, amendoim, caju, ananá, entre muitos outros produtos) que já eram consumidos pelos tapuias que habitavam essa vasta área quente e seca do nordeste brasileiro. Com os produtos da terra e as receitas e práticas alimentares trazidas pelos povos que aqui passaram a viver (europeu e africano), surgiu a culinária cabocla do sertão nordestino, que foi condicionada pelo clima semiárido tropical, especialmente pelas secas periódicas e catastróficas, e formada pela adaptação à região da cozinha africana, trazida pelos escravos negros, e do modo de preparar a comida nativa dos tapuias. De maneira que o imperativo climático e a integração do homem à terra fizeram surgir esta culinária tão singular, tão diferente e tão apreciada por todos que a experimentam, ainda hoje".


MENDES, Benedito Vasconcelos. Culinária Sertaneja. Mossoró,RN: Sarau das Letras, 2015. P. 17-19

Culinária Sertaneja
Benedito Vasconcelos Mendes
SUMÁRIO
COM CHEIRINHO E GOSTO DE ATREVIDA APRESENTAÇÃO

I – INTRODUÇÃO
II – CONSIDERAÇÕES SOBRE A ALIMENTAÇÃO DOS TAPUIAS
Bebidas Alcoólicas
Bebidas não Alcoólicas
Bebida Alucinógena
III – CONSIDERAÇÕES SOBRE A ALIMENTAÇÃO DOS AFRICANOS
IV – INFLUÊNCIA DOS COLONIZADORES PORTUGUESES NA CULINÁRIA NORDESTINA
Culinária Portuguesa na Época da Colonização do Brasil
V – ALIMENTAÇÃO DO SERTANEJO
Guloseimas Sertanejas
Pratos ou Produtos feitos com:
Leite
Suíno
Bovino
Ovino/Caprino
Peixe
Galinha
Peru
Capote
Pato
Pratos ou Produtos feitos com:
Mandioca
Milho
Macaxeira
Batata-doce
Caju
VI – PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E DE CACHAÇA
Atividades Produtivas
As Fazendas do Semiárido Nordestino
Casa de Farinha
Engenho de Rapadura
Queijaria
Charqueada
Alambique de Cachaça Artesanal
Produtores e Coletores de Alimentos: Vaqueiro, Agricultor, Caçador
Pescador e Coletor de Mel
Bodega do Sertão
Utensílios de Copa e Cozinha: Louças de Barro
VI – LITERATURA CONSULTADA
LISTA DE PLANTAS CITADAS
LISTA DOS ANIMAIS CITADOS


MENDES, Benedito Vasconcelos. Culinária Sertaneja. Mossoró,RN: Sarau das Letras, 2015.

Enviado pelo escritor, professor e pesquisador do cangaço José Romero Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo08:13:00

    Onde posso comprar este livro?

    ResponderExcluir
  2. Você comprará através deste e-mail:

    beneditovasconcelos@gmail.com

    ResponderExcluir