Seguidores

terça-feira, 28 de julho de 2015

ANIVERSÁRIO DA MORTE DE LAMPIÃO, MARIA BONITA, 9 CANGACEIROS E UM VOLANTE POLICIAL

Por José Mendes Pereira
De quem são estas cabeças? Certamente você continuará dizendo que é montagem.

Hoje, 28 de Julho de 2015, está completando 77 anos que Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião, Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita, sua rainha, mais 9 cangaceiros, além de um volante chamado Adrião Pedro da Silva foram assassinados na Grota de Angico na madrugada de 28 de Julho de 1938, nas terras da cidade de Poço Redondo, no Estado de Sergipe.

Tenente João bezerra

Um número de 48 policiais administrado pelo tenente João Bezerra da Silva, devagarinho foi chegando e cercando o local onde estava acampado o bando de cangaceiros, e assim que os policiais se prepararam para exterminar o grupo de facínoras, abriram fogo, deixando a grota coberta com sangue humano. 

O mais interessante é que alguns estudiosos do cangaço não admitem que Lampião e sua rainha Maria Bonita não foram assassinados naquela manhã, e que eles escaparam da chacina e foram viver em Minas Gerais, só falecendo com idades avançadas.

 Maria Bonita e Lampião

Mas por que somente Lampião e Maria Bonita escaparam da chacina e foram viver em Minas, e os outros que lá tombaram não entraram para a história como se tivessem escapados da chacina? O certo é que Lampião e Maria Bonita são as estrelas principais do movimento social de cangaceiros, por isso existem pessoas afirmando isso, mas todos que afirmam que eles escaparam da chacina, têm certezas que eles foram assassinados ali mesmo, e contrariam no intuito de publicarem histórias fantasiosas. 

A foto acima comprova que as cabeças apresentadas são dos cangaceiros que tiveram os seus nomes registrados na história do cangaço como abatidos na Grota de Angico, ou os que duvidam acham que é uma verdadeira montagem?

Escritor Sabino Bassetti

O escritor Sabino Bassetti lá do Rio de Janeiro, autor do livro ""LAMPIÃO - O CANGAÇO E SEUS SEGREDOS",

O mais novo lançamento do espetacular pesquisador e escritor SABINO BASSETTI - Faça seu pedido diretamente com o autor, através do e-mail: sabinobassetti@hotmail.com R$ 40,00 (Quarenta reais)
com frete já incluído, e será enviado devidamente autografado pelo autor, para qualquer lugar do país.

que é um grande pesquisador do cangaço, e que não cria histórias sem fundamentos, disse hoje na  página do facebook o seguinte:

"Infelizmente! Depois de tanta pesquisa, de tanta troca de informações, e principalmente depois de tantos depoimentos daqueles que participaram dos acontecimentos, tanto do lado da polícia, como do lado dos cangaceiros, ainda tem aqueles que defendem que Lampião não morreu em Angico naquele dia. Não dá pra entender... Sem dúvida! A história real sobre a morte de Lampião pode na sua totalidade, não bater com aquilo que foi divulgado, porém, o pesquisador, estuda aquilo que tem nas mãos, filtra as informações que lhe foram dadas e, no final vai tirar suas conclusões. O que pode não bater são alguns detalhes, mas, que o homem morreu naquele dia em Angico não existe a menor dúvida. Divergências sobre este ou aquele detalhe vai existir sempre". 

O mais interessante é que duvidam das não mortes acontecidas de Lampião e Maria Bonita na Grota de Angico, no Estado de Sergipe, e que na verdade, muitos que confirmam isso, nunca saíram para lugar nenhum em busca de informações nos campos (apenas através das histórias contadas ao anoitecer em calçadas, isto é, no disse me disse), nas caatingas onde residiram e ainda residem as maiores fontes sobre a chacina de 28 de Julho de 1938, contra a "Empresa de Cangaceiros Lampiônica e Cia", do afamado cangaceiro Lampião. 

Se Lampião escapou da chacina de Angico, por que ele não voltou para fazer visitas aos seus familiares em Serra Talhada, e por que ele não quis mais a amizade do Sinhô Pereira, que foi um dos que o convidou para ir juntar-se a ele para viver outra vida que não tivesse tantas tristezas? 

O certo é que se Lampião quando vivo deu muitos empregos a muita gente, depois de morto, continua fazendo com que muitos que escrevem mentiras sobre ele, sobrevivam vendendo livros sem pesquisas e com informações sem fundamentos, sem fontes com credibilidades.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo07:44:00

    Mendes amigo: Sem querer usar de lisonja, logo que sei que você não é chegado ao envaidecimento, admiro a sua maneira de tratar as coisas da vida, como é o caso em está lembrando do aniversário de morte dos DOZE DE ANGICO. Assim como conheço bem o seu comportamento, ao referir-se a Lampião, não está nem de longe fazendo apologia à violência. Associo-me a você companheiro e aos demais que assim pensam.
    Atenciosamente,
    Antonio Oliveira - Serrinha - Bahia.

    ResponderExcluir