Seguidores

sábado, 25 de julho de 2015

JOAQUIM FELÍCIO DE MOURA - 22 DE JULHO DE 2015

Por Geraldo Maia do Nascimento

Em 22 de julho de 1973 falecia em Mossoró Joaquim Felício de Moura, que começou a vida como comerciário, sendo depois comerciante, desportista, industrial, político, gerente de banco e vice-prefeito municipal no período 1953/1958, tendo assumido a Prefeitura nos anos de 1956 e 1957. 

Joaquim Felício de Moura

Quincas Moura, como era tratado na intimidade, nasceu na cidade de Patu/RN. Veio bastante jovem para Mossoró, de onde nunca mais saiu. Fez-se mossoroense por merecimento. Quando morreu, o jornalista Dorian Jorge Freire escreveu uma crônica que retrata bem o tipo de pessoa que era Quincas Moura: “... Conversava com todos, ouvia a todos, atendia a quem o procurasse, sabia ouvir mais do que falar.

 
clandestinorn.blogspot.com
               
Na hora do aperto, da luta, da parada indigesta, sabia comportar-se como gente. Enfrentando o que viesse, dançando conforme a música, exigindo para si o respeito que não negava a ninguém. Nas horas de descontração sabia rir, ouvir anedotas, pilheriar com os amigos e correligionários, rir de si próprio, comentar ironicamente os seus discursos”. 

Jerônimo Vingt Rosado Maia - (Van-20 em francês)
               
Entrou na política ao lado do seu companheiro de chapa, Dr. Jerônimo Vingt Rosado Maia, sendo Vingt o Prefeito e ele o vice, para o período administrativo 1953/1958. Enfrentaram juntos vários problemas, já que a região passava, na época, por um longo período de estiagem. Em julho de 1956, o prefeito Vingt Rosado requereu licença e passou o exercício a Quincas Moura, que deu continuidade ao programa administrativo em curso.
               
A década de 50 foi de grande agitação. Com o final da 2ª Guerra Mundial, o mundo tenta se reorganizar. O Plano Marshall (1947) propõe a reconstrução da Europa. Países firmam a Carta das Nações Unidas e criam a ONU (1945). É a década dos rebeldes sem causa, da juventude transviada. No Brasil do início dos anos 50, Getúlio Vargas volta à presidência por eleição direta, para suicidar-se três anos depois. Com Juscelino Kubitschek, em 55, o país inicia uma fase de grande desenvolvimento econômico. Toda essa agitação passa despercebida ao povo de Mossoró. O que realmente preocupa e a seca que teima em tudo queimar. Apesar de tudo isso, Mossoró crescia. De maneira lenta, mas crescia . Nesse período foi fundado o Sindicado dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Mossoró, o Lions Clube Mossoró-Centro, sendo Quincas Borges o seu primeiro presidente, inaugurava-se também a Escola Rotary de Mossoró, localizada no bairro conhecido na época como Baixinha e a Associação Atlética Banco do Brasil-AABB. Deu-se ainda, nesse período, a inauguração do novo grupo gerador Diesel, da COMEMSA, e a fundação do Instituto Cultural do Oeste Potiguar.
               
Por motivo de haver desistido do restante da licença requerida, o prefeito Vingt Rosado reassumiu o exercício a 23 de dezembro de 1957, voltando Quincas Moura a ocupar o cargo de vice-prefeito. A 31 de março de 1958 Vingt Rosado encerrou o seu mandato como prefeito de Mossoró. Antes, ao apresentar a sua mensagem à Câmara de Vereadores, ressaltou a ajuda que recebeu do seu vice-prefeito, dizendo a certa altura: “- Aliás, como é do conhecimento de todos, este último período do quinquênio, não é propriamente a mim que pertence, mas ao senhor Joaquim Felício de Moura, o vice-prefeito que me substituiu por mais de um ano no posto administrativo, em virtude das licenças que, a meu pedido, esta Câmara me concedeu”.
               
Na crônica que Dorian Jorge Freire escreveu por ocasião da morte de Joaquim Felício de Moura, finaliza dizendo: “ – Assim era Quincas Moura. Sério, sóbrio, leal, amigo prestimoso. Assim o homem que perdemos. O amigo que viajou antes de nós e que só reveremos no céu. Assim o homem público capaz, assim o ex-prefeito eficiente. Merece o pesar de seu povo. E as homenagens de sua terra.

Geraldo Maia do Nascimento

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:
http://www.blogdogemaia.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário