Seguidores

quinta-feira, 30 de julho de 2015

LAMPIÃO E AS COMPRAS (VII)

Por Clerisvaldo B. Chagas, 26 de julho de 2015 - Crônica Nº 1.459

“26.07.1938. (Terça-feira).

Dia importante dentro e fora do coito.

Pela manhã, chega Manoel Félix somente com as agulhas. Não pode comprar o resto das coisas porque a polícia estava de olho nele”.

Mané Félix coiteiro de Lampião - http://lampiaoaceso.blogspot.com
,
Pedro de Cândido está presente. Lampião entrega uma lista de compras a ele, inclusive a mescla. Manda-o vigiar a polícia. Pedro vai a Piranhas”.

Dona Cyra e o tenente João Bezerra

O tenente João Bezerra está em Mata Grande e o sargento Aniceto em Pedra. Recebem telegrama de dona Cyra, esposa de Bezerra, dizendo sobre cangaceiros vistos na região de Piranhas.

Pedro de Cândido é o da esquerda

Em Piranhas, Pedro faz as compras e não vê Bezerra nem Aniceto. Cochicha com a polícia e é visto por Eráclito. Disfarça mandando-o levar a mescla, o restante não.

Grupo de cangaceiros de Corisco e Dadá

No coito chegam o subgrupo de Corisco e o de Labareda. Festa de alegria.

Jandaia, Patativa, Labareda, Saracura e suas mulheres, com e Deus-te-guie, no centro ao fundo. As meninas eram Zephinha, de Jandaia; Maria Eunice, de Patativa; Flauzina, de Saracura e Ozana, de Labareda. - http://lampiaoaceso.blogspot.com

Eráclito fala mal de Pedro, Corisco manda Virgolino matar a Pedro de Cândido, Lampião ameniza.

O capitão Lampião

“À tardinha, Luiz Pedro cortava a mescla para calça, culote e bornais de José. Lampião mandou Vicente e Manoel Félix buscarem a máquina de costura na casa da mãe de Pedro de Cândido, ali nas Forquilhas, do outro lado do morro das Perdidas”.

Desconhecido, Neném do Ouro, Luiz Pedro e Maria Bonita

Corisco não quis dormir ali e retirou-se para a fazenda do Velho Bié; Labareda foi dormir na fazenda Cuiabá, longe duas léguas. Os dois não confiaram no lugar em que havia apenas uma entrada, segundo eles. Moita Brava, alegando indisposição pediu para se tratar fora.

Boa Vista, Sebastiana, Moita Brava e Laura - entregues aos "homens".

O tenente Bezerra chegou à Piranhas à noite.

Pedro havia entregado um bizaco de balas a Lampião com seu irmão Durval, mandado por Bezerra antes de sair de Piranhas. O autor Maciel diz que foi na quarta, dia de feira em Piranhas quando o bizaco desceu com outras mercadorias.

Foto do coiteiro de Lampião Durval Rosa irmão do coiteiro Pedro de Cândido

“O entendimento sobre os últimos preparativos para o veneno (se houve) deve ter acontecido na noite da terça, quando Bezerra chegou a Piranhas, ou na manhã da quarta, antes de deixar à cidade”.


·         Narrativa baseada no livro: CHAGAS, Clerisvaldo B.  FAUSTO, Marcello. Lampião em Alagoas. Maceió, Grafmarques, 2012.

Continua amanhã.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário