Seguidores

domingo, 5 de julho de 2015

LÍDIA PEREIRA DE SOUZA... A MAIS BELA CANGACEIRA

Por Geraldo Júnior

Lídia era considerada uma das mais belas cangaceiras. Uma baiana natural do Sítio Salgadinho, que fica localizado no município de Paulo Afonso-BA.

O cangaceiro Zé Baiano esposo da cangaceira Lídia

Entrou para o cangaço para acompanhar o cangaceiro Zé Baiano em 1930, quando ainda não havia completado 18 (Dezoito) anos.

Foi morta a pauladas pelo seu companheiro, após tê-lo traído com outro cangaceiro de alcunha Bem-te-vi.

Esta é Lilyanne Pereira sobrinha da cangaceira Lídia Pereira de Souza

Sua morte foi testemunhada por vários cangaceiros que ali estavam acampados naquele momento trágico e inclusive pelo próprio Lampião, que autorizou Zé Baiano a "lavar" a sua honra, determinando imediatamente a sentença de morte de Lídia. Após passar toda uma noite amarrada em um tronco de uma árvore, ao amanhecer foi morta a pauladas pelo companheiro traído.

Infelizmente Lídia, enquanto viva, não teve sua imagem registrada, não há conhecimento de nenhuma fotografia desta que é considerada uma das mais belas mulheres à integrar as hostes cangaceiras e sua morte apenas serviu para aguçar ainda mais a curiosidade em conhecer a sua fisionomia.

Por décadas pesquisadores, historiadores e estudiosos tem procurado em vão, por essa imagem tão almejada.

Há pouco tempo atrás uma fotografia foi localizada e despertou a curiosidade de todos(as) ainda mais, uma imagem que pode trazer traços desta beleza tão comentada, que trás a mesma hereditariedade e genética de Lídia.

Amigos(as) quero que prestem bastante atenção na fotografia abaixo, pois ela pode trazer traços faciais semelhantes aos da cangaceira Lídia, porque nela está a imagem de Dona FRANCELINA irmã da cangaceira.

Acredito que essa será a imagem mais aproximada da cangaceira Lídia que teremos conhecimento, pois particularmente não acredito que a verdadeira imagem ainda apareça.

A imagem de Lídia é apenas mais um dos grandes enigmas da história do cangaço e são exatamente esses mistérios que vão nos fascinar ainda, durante muito tempo.

Meus agradecimentos ao amigo Glauber Araujo (Paulo Afonso-BA), por ter-nos enviado essa preciosidade.

Fonte: facebook
Página: Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário