Seguidores

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

E, AGORA, JOSÉ?

Por Volta Seca

Muitos estudiosos do cangaço ignoram a existência de "JOSÉ", sobrinho de Lampião, e que estava na Grota do Angico/SE, no fatídico dia 28 de julho de 1938 ( morte do Rei do cangaço).

A literatura lampiônica fala que no dia 27/07/38 (quarta-feira), data esta, que antecedeu o massacre de Angicos, a pedido de Lampião, a cangaceira “CILA” costurava o culote para “JOSÉ” que, três dias antes, se incorporara ao bando.

JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS era um rapazote com aproximadamente 17 anos de idade na época do fato, sendo filho de Virtuosa, irmã de Lampião, que vivia no Juazeiro do Norte/CE, sob a proteção do padim Ciço.

O Jornal “ A TARDE “, em sua edição de 02 de março de 1939 ( vide, logo abaixo), nos traz importante entrevista com o personagem “ JOSÉ “, o qual narra para o repórter, a sua entrada no bando, bem como a sua prisão, que ocorreu na cidade sergipana de Canindé.

Esse famoso indivíduo, passou algum tempo preso, e, depois, desapareceu.. Sabe-se que, ainda, alguns anos depois, ele fez contato com alguns familiares (D. Mocinha) no estado de Pernambuco, e desapareceu no ôco do mundo. Não se sabe, se o mesmo, ainda hoje é vivo, pois estaria com 91 anos de idade... É mais um misterioso personagem do cangaço.

Pergunta-se: Onde andará o JOSÉ?

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspt.com

Um comentário:

  1. Anônimo18:22:00

    Pois é caro Mendes, quem sabe se filhos ou netos de João Ferreira, não daria notícias sobre JOSÉ, sobrinho de Lampião e de João?
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir