Seguidores

sábado, 19 de setembro de 2015

A EXPULSÃO DE LAMPIÃO - "A MORTE DE JARARACA" - PARTE IV

Por Juliana Holanda

José Leite de Santana, conhecido como Jararaca, foi atingido no conflito e ficou gravemente ferido. O bandido passou cinco dias na cadeia pública de Mossoró.

Antiga cadeia pública de Mossoró - hoje funciona o Museu histórico


Natural de Buíque, sertão Pernambucano, tinha 26 anos. Era um dos homens mais temidos do bando de Lampião, com fama criada em torno de lendas. Segundo uma das mais famosas histórias, ele jogava crianças para cima e aparava os corpo na queda com a ponta do facão.

Durante sua prisão, o cangaceiro virou atração em Mossoró. Curiosos visitavam a cadeia apenas para ouvir histórias sobre o bando de Lampião. Em uma dessas visitas, ocorreu a famosa entrevista de Jararaca para Lauro da Escóssia, repórter do jornal "O Mossoroense". A morte do cangaceiro é cercada de incertezas. A versão mais comum é que Jararaca foi enganado e levado para o cemitério. Lá chegando, foi ferido, teve as pernas quebradas para caber na cova e foi enterrado vivo.

valdecyalves.blogspot.com

A versão da truculência praticada pela polícia e a morte violenta sem direito a julgamento transformaram Jararaca em um mártir. Todos os anos, no dia de Finados, o túmulo do cangaceiro é o mais visitado no cemitério de Mossoró. As pessoas acreditam que Jararaca virou santo. Em sua homenagem organizam romarias, fazem pedidos e pagam promessas.

CONTINUA...
Fonte: Revista BZZZ
Reportagem Histórias - Resistência a Lampião
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário