Seguidores

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

A EXPULSÃO DE LAMPIÃO - "ORGULHO POTIGUAR" - PARTE III

Por Juliana Holanda

Os cinquenta civis, conhecidos como resistentes de Mossoró, conseguiram expulsar os bandidos em cerca de uma hora e meia. Essa foi a primeira derrota dos cangaceiros e é considerada um divisor de águas para Lampião e seu bando.

Devido à ousadia da investida, a fama do Virgulino, anteriormente limitada ao Nordeste, difundiu-se por todo o País. Com isso, a perseguição ao grupo aumentou, levando à deserção de muitos fora-da-lei e à morte do temido "rei do cangaço" 11 anos depois.

Igreja de São Vicente de Paula em Mossoró

Ainda hoje as marcas do confronto podem ser vistas em Mossoró. Os tiros que acertaram o campanário da igreja São Vicente de Paula, onde ficaram homens responsáveis pela defesa, permanecem visíveis para manter viva na memória dos mossoroenses e coragem do seu povo.


O fracasso do bando de Lampião no Rio Grande do Norte é motivo de orgulho para os potiguares. "A população de Mossoró merece respeito por ter conseguido organizar uma defesa cívica tão vitoriosa" destaca Rostand Medeiros. 


CONTINUA...

Fonte: Revista BZZZ

Reportagem Histórias - Resistência a Lampião

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo18:43:00

    À cada vez que vejo a foto desta bela igreja (São Vicente), não tenho como não lembrar do TREZE DE JUNHO DE 1927, quando o destemido povo de Mossoró enfrentou avidamente o bando do Rei do cangaço, chegando a expulsá-lo para outras terras. Ele (Lampião) que afirmava não invadir cidade com mais de uma torre de igreja, atrapalhou-se, não sei se por ganância ou por orientação de Massilon Leite. O grande Prefeito Rodolfo Fernandes e o Tenente Laurentino, além dos demais moradores, foram de uma coragem inaudita, e merecem sempre os nossos parabéns.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir