Seguidores

terça-feira, 29 de setembro de 2015

ANANIAS GOMES DE OLIVEIRA “PRETÃO”


Ananias Gomes de Oliveira nasceu em Jeremoabo (BA), no ano de 1929, e era irmão gêmeo de Arlindo Gomes (Falecido), que também residia em São Paulo.

Durante muitos anos Ananias foi apontado por vários pesquisadores e historiadores, que influenciados por informações obtidas com amigos e familiares próximos à família, como filho de Maria Bonita.

Um exame de DNA foi realizado após a coleta de material genético de Ananias e Expedita Ferreira Nunes, única filha do casal de cangaceiros reconhecida legalmente.

O resultado do exame comprovou que Ananias era na verdade IRMÃO de Maria Bonita, ao contrário do que muitos pensavam.

O ex-pedreiro Ananias Gomes de Oliveira, 79 anos, morreu no dia 22 de setembro de 2009 no Hospital Santa Marjorie, em São Paulo, após complicações cardíacas.

PESQUISA HISTÓRICA

A dúvida sobre a real identidade de Ananias foi relatada em um livro pelo pesquisador e historiador João de Souza Lima, de Paulo Afonso (BA). Na publicação, ele cita que Ananias e Arlindo eram fisicamente diferentes.

O historiador Antônio Amaury Correia também descobriu o relato feito pelo major reformado do Exército, José Mutti, no livro “Reminiscências de um ex-combatente de Volante”. O militar diz, na publicação, que a mãe da Maria Bonita, Dona Déa, lhe havia confidenciado que Ananias era filho de Lampião.

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Estes são os pais de Maria Bonita

Eu acho que dona Maria Déia mexeu um pouco com a sua honra, e se tivesse ficado calada, teria sido bem melhor, em afirmar que o Ananias era filho do cangaceiro Lampião. Se o Ananias era filho de Lampião e não era filho de Maria Bonita, sua filha, segundo exame de DNA, foi comprovado que ele era irmão mesmo de Maria Bonita, isto é filho de dona Déia, então, o que ela quis dizer é meio pruético (como dizia o humorista coronel Ludugero), será que..., deixa pra lá. Aí o leitor conclua o meu pensamento da maneira que achar melhor e mais correto. 

Texto: Glauco Araújo (G1)
Adendo: Geraldo Antônio de Souza (Administrador do Grupo)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário