Seguidores

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

CASA DE PEDRA ONDE MOROU O CANGACEIRO JESUÍNO BRILHANTE EM PATU-RN

https://www.youtube.com/watch?v=LGChxd7HOGY

Enviado em 23 de julho de 2010
Matéria exibida no 60 Minutos - TV Ponta Negra /SBT-Natal/Mossoró em 03 de junho de 2010
Williams Vicente

http://www.ipanguacudobem.com/2013/05/casa-de-pedra-onde-morou-o-cangaceiro.html


A HISTÓRIA DE JESUÍNO BRILHANTE
por Gil & Lúcia Hollanda 2013.


Não foi nem com Lampião
Nem com Antônio Silvino
Mas o cangaço primeiro
Começou com Jesuíno
Que na busca por justiça
Foi um herói genuíno.

Sem dúvida, quando falamos em cangaço, nos apegamos muito a Lampião, devido a sua evidência em nossos livros, revistas, filmes, canções e diversos outros produtos. Mas bem antes dele e também de Antônio Silvino, cangaceiros que por mais tempo atuaram pelo Nordeste, enchendo páginas dos jornais de todo o país, encontra-se Jesuíno Alves de Melo Calado (Jesuíno Brilhante), um dos precursores do Cangaço, o bravo lendário do Oeste potiguar, famoso por distribuir entre os pobres os alimentos que saqueava dos comboios do governo.

Meu nome é Jesuíno
Sou Brilhante, sim senhor!
Conhecido no sertão
Como um nobre vingador
Que assim como Robin Hood
Do pobre sou defensor!

Nascido no dia 2 de janeiro de 1844, no Sítio Tuiuiú, Município de Patu - RN, que na época era um distrito pertencente ao Município de Imperatriz (hoje Martins). Muito bom de montaria, atirador incomparável, jogava bem a faca e sua força física garantia-lhe sucesso na hora do “corpo a corpo”. Também era bom nadador, vaqueiro afamado, derrubador e laçador de gado. Sua pontaria infalível causava assombro, especialmente porque Jesuíno, ambidestro, atirava com qualquer das mãos.

Era um cangaceiro gentil-homem, adorado pela população pobre, defensor dos fracos, dos velhos oprimidos, das moças ultrajadas, das crianças agredidas. Não roubava e o seu bando era rigorosamente vigiado para respeitar o décimo mandamento. Foi até comparado com Robin Hood, o herói mítico inglês, o fora-da-lei que roubava dos ricos para dar aos pobres.



http://www.nastrilhasdejesuino.com.br/quem-foi-jesuino-brilhante

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

3 comentários:

  1. Anônimo09:05:00

    Caro Mendes: Neste vídeo que está embutido no outro, ao mostrar as casas velhas onde ficou Lampião em Queimadas, fala que Maria Bonita ali estava. Mas, não foi no final de 1929 que ela acompanhou Lampião? Como poderia estar ali na chacina de Queimadas? Caso você saiba ou alguém, tenha a bondade de me responder.
    Um abraço companheiro.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Realmente Antonio de Oliveira, isso deixa a gente confuso. Acho que o escritor João de Sousa Lima poderá nos informar se ela estava lá em Queimadas ou não.

    ResponderExcluir
  3. Vou solicitar informação ao escritor João de Sousa Lima que com certeza ele nos informará o correto.

    Felicidade e paz.

    ResponderExcluir