Seguidores

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Manchetes históricas A morte do matador de "Lampião"

Lampião e mais 10 cangaceiros foram assassinados no dia 28 de julho de 1938, na grota do Angico/SE. Participaram do evento as volantes comandadas pelo ten. João Bezerra, pelo aspirante Ferreira de Melo e pelo sgtº Aniceto.


Com relação ao soldado, que deu o primeiro tiro mortal no rei do cangaço, a maioria dos pesquisadores do tema, é uníssona no sentido de que foi o soldado Antonio Honorato (Foto), o autor do disparo, mas há quem pense de modo contrário.



O famoso jornalista “Melchiades da Rocha”, em sua brilhante obra " bandoleiros das caatingas " , narra em detalhes, todos os aspectos da morte de Lampião, inclusive salienta as entrevistas que fez com o soldado Honorato e demais membros das volantes, na época do famoso evento.

A revista Edição Extra, ano I, nº 13 de 09/09/1962, traz o seguinte título:

“Assassinado o matador de Lampeão”, e, como subtítulo " Quem com ferro fere, com ferro será ferido " , valeu para o terceiro sargento aposentado da volante".

 Aos 56 anos de idade residindo na capital Alagoana o veternao da PM foi assassinado pelo sobrinho de sua esposa, um jovem de 18 anos. 

Vejamos, logo abaixo, as fotos e o texto dessa importante matéria. Clique para ampliar

 Lampião e o sgtº Honorato.



 Honorato e jornalista Melchiades da Rocha,
examinando o fuzil que abateu Lampião.



 Clique para ampliar

Obs.:
A maioria dos pesquisadores/escritores do cangaço discorda que o soldado Honorato tenha ferido "Maria Bonita". Tal fato é "mais" atribuído ao soldado “Panta de Godoy”.


Créditos: Ivanildo Alves Silveira

http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário