Seguidores

domingo, 13 de setembro de 2015

SERRA GRANDE


Palco do maior combate entre Cangaceiros e Volantes de todos os tempos.

O combate da Serra Grande é considerado o maior confronto entre cangaceiros e a policia, de todos os tempos.

O número exato de participantes do combate nunca foi totalmente contabilizado, porém fala-se em algo em torno de 320 Volantes contra 80 Cangaceiros.

O combate começou por volta das oito horas da manhã do dia 26 de novembro de 1926 e se estendeu até o final da tarde. Cogita-se que foram mortos mais de vinte Soldados e da parte dos cangaceiros não houve nenhuma baixa. Muitos desses soldados tiveram que fugir durante a luta para salvarem suas vidas.

A Volante era comandada pelo Major Theophanes Ferraz Torres e contou com a participação de grandes combatentes da luta contra o banditismo, entre eles; Manoel Neto, Higino Belarmino, Arlindo Rocha e Euclides Flor. Manoel Neto foi atingido nas duas pernas e Arlindo Rocha levou um tiro em sua mandíbula.

Foi essa sem dúvidas a maior derrota da Força Policial Volante de Pernambuco e a maior vitória de toda a carreira do cangaceiro Lampião, que logo em seguida propôs ao Governador de Pernambuco a divisão do estado, onde ele (Lampião) governaria o sertão até Rio Branco (Atual Arcoverde) e o Governador dessa localidade até a pancada do mar (Recife/PE), surgindo desse episódio o apelido de "GOVERNADOR DO SERTÃO" para o Cangaceiro-Mor.

Fonte: facebook
Página: O cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo08:27:00

    Mendes amigo: Este texto da página do Pesquisador Geraldo Junior, embora sucinto, trás excelentes esclarecimentos sobre o maior confronto ocorrido com o grupo do Rei do cangaço.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir