Seguidores

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

10 DE OUTUBRO 98 ANOS DA MORTE DO PIONEIRO DELMIRO GOUVEIA, O PIONEIRO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO NORDESTE.

Por Gilmar Teixeira
Coronel Delmiro Gouveia

Delmiro Gouveia (1863-1917) foi um industrial brasileiro. Pioneiro pela instalação de uma fábrica nacional independente no Nordeste brasileiro. A Fábrica de Linhas Estrela era um modelo para a época. Explorou o potencial energético da Cachoeira de Paulo Afonso com a construção da primeira usina hidrelétrica do Brasil.

Estação antiga da Vila da Pedra

Delmiro Augusto da Cruz Gouveia (1863-1917) nasceu na Fazenda Boa Vista, em Ipu, Ceará, no dia 5 de junho de 1863. Filho de Delmiro Porfírio de Farias e Leonilda Flora da Cruz Gouveia. Seu pai foi como voluntário lutar a Guerra do Paraguai e não mais voltou. Sua mãe foi para o Recife onde liga-se afetivamente ao advogado Meira Vasconcelos, seu patrão. Em 1878, Delmiro fica órfão de mãe e com quinze anos arranja seu primeiro emprego, como condutor e bilheteiro do bonde que ia de Apipucos para o Recife. Em 1881, trabalha como caixeiro. Em 22 de agosto de 1883, casa-se com a filha do tabelião da cidade de Pesqueira, interior de Pernambuco, Anunciada Cândida (Iaiá), com apenas treze anos de idade.

Usina de Angiquinho

Delmiro volta com a esposa para o Recife. Insatisfeito com o rendimento de seu trabalho, resolve mudar novamente de profissão. Entra para o comércio de couro. Em 1889, passa a trabalhar para o americano John Sanford, intermediário de um cortume da Filadélfia, que se instalou no Recife. Delmiro desenvolveu seu inglês e se tornou o melhor empregado do cortume. Em 1892, assumiu a gerência da filial, mas a empresa não atingiu o lucro esperado e termina fechando. Delmiro foi para Filadélfia, adquiriu as instalações do escritório e em 1895, voltou como patrão. Mais uma vez a empresa fecha as portas.

Fábrica da Pedra - fachada autual

Em 1898, instalou um Mercado Modelo no terreno comprado ao Derby Club. Uma área de 129 metros de comprimento, 264 boxes com balcão de mármore. Delmiro manda erguer um palacete perto do mercado e vai ali morar. Na época, o poder político em Pernambuco estava nas mãos de Rosa e Silva, vice-presidente da República. Desligado dos políticos dominantes, Delmiro era visto como ameaça aos grandes interesses agrícolas. Constantemente tinhas suas mercadorias apreendidas. Delmiro Gouveia recebeu ameaça de morte e no dia 2 de janeiro de 1900, seu mercado é incendiado e reduzido a cinzas. Delmiro é preso, por ter agredido o vice-presidente. No dia seguinte um habeas corpus restitui sua liberdade.

Fábrica da Pedra - Ano de Inauguração 1913

Em 1901, Iaiá abandona o palacete do Derby e retorna a casa dos pais, em Pesqueira. Delmiro volta ao comércio de couro e constitui nova firma a Iona & Krause. 

Propaganda das linhas produzidas em Delmiro Gouveia

No dia 21 de setembro de 1902, foge com uma jovem menor de idade e se escondem na Usina Beltrão. No dia 2 de outubro a jovem é resgatada pela polícia e Delmiro foge num vapor e desembarca em Penedo, Alagoas. 

Delmiro Gouveia com a sua mãe e padrasto
Residência de Delmiro na Vila da Pedra

Com poucos recursos Delmiro inicia a construção de um império. Manda buscar a jovem que havia raptado, Carmélia Eulina do Amaral Gusmão. 

Róseo e Jacaré, condenados como assassinos de Delmiro Gouveia, inocentementes.
Sinhô Pereira e Luiz Padre, verdadeiros assassinos de Delmiro Gouveia?

Com ela tem três filhos, Noêmia (1904), Noé (1905) e Maria (1907). Sua firma prospera, a Estação da Pedra transforma-se num grande entreposto comercial de peles de bode e carneiro.

Vila da Pedra construída para os operários

Delmiro Gouveia parte para o próximo passo, a exploração do potencial energético da Cachoeira de Paulo Afonso. Foram dois anos de trabalho intenso e em 1913, é inaugurada a primeira Usina Hidrelétrica do Brasil. 

Os três filhos de Delmiro Gouveia

No dia 5 de junho, sua fábrica inicia a produção de fios e linhas Estrela. Em pouco tempo exportava para o Peru e Chile. Foram abertas estradas, construída uma vila operária, escolas e seus funcionários recebiam vários benefícios. A Fábrica de Linhas Estrela era um modelo para a época.

Local onde Delmiro Gouveia foi morto
Túmulo do coronel Delmiro Gouveia

O poderio econômico de Delmiro estava ameaçado pela Machine Cottons, poderosa fábrica inglesa. Operando no mesmo ramo da Fábrica Estrela, a fábrica propôs a Delmiro a compra de suas instalações. 

Delmiro com um zebu, melhoramento genético da raça bovina

Estava ameaçado também pelos "coronéis" que exploravam as terras sem benefícios para a coletividade, além de acusado de assédio contra uma moça da cidade, no dia 10 de outubro de 1917, às 18:30, Delmiro Gouveia estava em frente ao seu chalé, perto da Fábrica da Pedra, quando foi assassinado com três tiros, uma morte misteriosa até os dias atuais, história essa contada no livro "Quem matou Delmiro Gouveia" do escritor e pesquisador Gilmar Teixeira.


Fonte: Facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário