Seguidores

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

28 DE JULHO NA GROTA DE ANGICO NO ESTADO DE SERGIPE

Por Sálvio Siqueira

Bom dia, meus amigos!

A passarada havia emudecido seu canto, os mocós, preás, tatus, pebas e outros animais, procuram suas locas e escondem-se todas as manhãs eles agradeciam os primeiros raios de sol em seu habitat nas encostas ao longo do riacho angicos, em terras sergipanas. Naquela manhã, 28 de julho de 1938, mudaram tudo, devido ao ensurdecedor barulho de estampidos sequenciais por vários minutos.

Após a volante comandada pelo tenente João Bezerra eliminar o "rei do cangaço", sua "rainha" e mais nove companheiros, corta seus pescoços, deixa seus corpos no leito do riacho e levam suas cabeças para a cidade de piranhas, em solo alagoano.

A notícia da façanha se espalha pelos municípios e estados do país são enviadas várias pessoas para comprovarem o acontecido. Jornalistas, autoridades e outros, chegam a grota que serve de sepulturas aos corpos sem cabeças para registrarem a macabra cena.


Em um registro muito especial, são identificados aqueles que, de certa forma, contribuíram para a realização do ato... identificando os coiteiros Pedro de Cândido e seu irmão Durval Rosa... algumas pessoas usam lenços, na tentativa de amenizar o forte odor exalado pelos corpos em estado de putrefação... todos acompanhados por uma volante, também vemos utensílios usados para transportarem a cal e/ou a creolina, que com certeza, foram lançadas em cima dos corpos para diminuir a fedentina.

Dr Rubens Antonio, o qual chamo de "o mago dos pincéis", faz um excelente trabalho de colorização digitalizada na imagem da cena macabra, trazendo-nos a imagem o mais próximo possível da realidade, na época.

Estirado no duro solo pedregoso do riacho angico, encontra-se o corpo sem cabeça daquele que, um dia, fora o terror dos sertões nordestino.

Também levamos aos amigos, parte da entrevista dada pelo comandante da volante ao jornal "A Noite", na época do ocorrido.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário