Seguidores

sábado, 17 de outubro de 2015

FOTO INÉDITA DE LAMPIÃO. VERDADEIRA OU FALSA? O QUE OS AMIGOS ACHAM

Por Voltaseca Volta‎

O pesquisador e escritor Archimedes Marques ganhou de presente a original dessa fotografia inédita de Lampião. O presente foi de uma pessoa que viveu no tempo do cangaço e, quando era criança, foi tratado por Maria Bonita de um tiro acidental que trespassou as nádegas, quando um cangaceiro manejava a sua arma.

Recentemente ele me pediu para analisar a foto, para ver todos os detalhes e comprovar se realmente é "verdadeira", assim como, também, o seu provável ano de tiragem. Agora, solicitou para que os amigos de estudos, também, analisassem e dessem as suas opiniões.

Segundo Wilma Maria Ferreira Leite no facebook

Segundo meu amigo Luiz Ferraz este Lampião é legitimo e a foto não é inédita, no livro de Ranulfo Prata e ou Leonardo Mota tem esta foto. “Violeiros do Norte” é o nome do livro que tem esta foto. Ele está sem óculos, pois seu problema no olho ainda não tinha se agravado. Lampião era canhoto, ele tem posição de atirar com o braço esquerdo. O chapéu estrelado era usado desde o tempo Sinhô Pereira. Era código de honra. 

Após a morte de Delmiro Gouveia começaram a identificar os bandos através dos chapéus estrelados. Ao entrarem no cangaço eles usavam chapéus quebrados na testa sem estrelas e ao colocar estrelas era aderir definitivamente ao cangaço. Usar estrelas no chapéu era dizer: “sou matador de polícia”. Lampião passou a usar chapéu estrelado após a morte de seu pai.

A estrela de Davi foi moda de Lampião. Antes eram usados moedas e outros adereços!

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário