Seguidores

sábado, 10 de outubro de 2015

LOCOMÓVEL OU MÁQUINA A VAPOR

Por Benedito Vasconcelos Mendes

Locomóvel ou Máquina a Vapor foi a principal máquina que fez a Revolução Industrial na Inglaterra a partir de 1775, baseada nos aperfeiçoamentos feitos em máquinas já existentes pelo Engenheiro escocês James Watt (1736-1819). 
  

A partir desta máquina foi possível desenvolver a Locomotiva a Vapor, o Navio a Vapor, o Caminhão a Vapor e a introdução da força motriz nas indústrias têxteis e depois nas demais indústrias. 

No Nordeste brasileiro, o Locomóvel substituiu a Bolandeira (máquina a tração animal). Antes da Bolandeira, tudo era a tração humana, com o aparecimento da Bolandeira, as Casas de Farinha, os Engenhos de Rapadura, os Alambiques de Cachaça, os Descaroçadores de Algodão e os Piladores de Grãos passaram a serem tangidos por esta máquina (sistema de engrenagem de madeira que permitia a utilização da força animal nas agroindústrias). 

Inicialmente, tudo era movido pelos músculos humanos, depois pela força animal, depois pela máquina a vapor, motor a explosão (motor a gasolina, álcool, querosene ou gás natural), motor a compressão (motor a óleo diesel) e atualmente pelo motor elétrico. 

Este Locomóvel do Museu do Sertão da Fazenda Rancho Verde (Mossoró-RN) funcionou até 1985 em uma usina de algodão, na cidade de Parelhas-RN.

Informação do http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O Museu do Sertão na "Fazenda Rancho Verde" em Mossoró, não pertence a nenhum órgão público, é de propriedade do seu criador professor Benedito Vasconcelos Mendes.

Quando vier à Mossoró procure visitá-lo, pois são mais de 5 mil peças para os seus olhos verem.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário