Seguidores

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

OUTRAS PEÇAS DO MUSEU DO SERTÃO EM MOSSORÓ - FERRO DE ENGOMA

Por Benedito Vasconcelos Mendes

Os antigos ferros de engomar roupa utilizavam carvão em brasa no seu interior, para mantê-los quentes, o que necessitava que a engomadeira ficasse sempre abanando o suspiro do ferro (orifício por onde penetrava o ar comburente), para alimentar a combustão do carvão.


Existe um modelo de ferro de engomar, de tamanho pequeno, que não tinha depósito para carvão, pois ele era colocado sobre a trempe do fogão à lenha para esquentar. Este tipo de ferro ainda hoje é usado, não mais para engomar roupa, e sim para engomar a superfície de queijos de manteiga, nas cozinhas de queijo das fazendas sertanejas. C

om o passar do tempo, foram surgindo novos tipos de ferro de engomar, usando diferentes fontes de energia para aquecê-los: ferro ao gás (gás Butano), ferro ao vapor (vapor d’água) e, por último, o ferro elétrico. Tanto os antigos ferros à brasa, como os atuais ferros elétricos, possuem vários modelos. 

No passado, quando ainda se usava ferro à brasa, surgiu um tipo de ventoinha para substituir o abano no processo de atiçar o fogo no interior do depósito de carvão (bojo) do ferro.

Informação do http://blogdomendesemendes.blogspot.com:

O Museu do Sertão na "Fazenda Rancho Verde" em Mossoró não pertence a nenhum órgão público, é de propriedade do seu criador professor Benedito Vasconcelos Mendes.

Quando vier à Mossoró procure visitá-lo, pois são mais de 5 mil peças para os seus olhos verem.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário