Seguidores

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

SARGENTO ZÉ SATURNINO


Naquele tempo, já com a ‘pendenga’ entre Zé Saturnino e seus ‘cabras’ contra os Ferreira em estado bastante avançado, acirrado mesmo, Saturnino deixa a fazenda Pedreira e vai refugiar-se em outras terras. 

Depois de ter passado grandes apertos na fazenda Pedreira, com os ataques de Virgolino, e perdido vários ‘cabras’, após a última investida do “Rei”, Zé toma a decisão de ir para a fazenda Jatobá, propriedade de um parente, Francisco Alves da Fonseca Barros, conhecido naquelas ribeiras por Chico Alves do Exu.


Os dias passam e nada do seu ‘problema’, Lampião, ser resolvido. No caso ser preso ou morto.

Ao contrário, as façanhas do cangaceiro tomam grandes rumos, aumentando, mais ainda, sua fama.

Saturnino precisa de um local e homens para proteção da sua vida, pois fora ‘jurado’ pelos Ferreira, e a ‘coisa tava apertando’.

Decide então sentar Praça na Briosa pernambucana, já que tinha amigos e família prestando serviços, ou seja, servindo a mesma entidade.

Chamando seus ‘cabras’, que desde muito faziam seus ‘mandados’, Zé Cipriano, Zé Guedes, Zé Gato e Zé Caboclo, entrando todos como soldados, isso ocorre no ano de 1926.


O comandante Theófanes Torres, nesse mesmo dia, promove Saturnino a Sargento. O modo, maneira, como se deu a promoção chama muito atenção, pois em questão de minutos, um soldado passa a cabo e, o de cabo a sargento...

Vejamos como se deu o acontecido:

“O major Teófanes mandou Zé Saturnino sentar-se atrás de uma mesa na sala do quartel de Vila Bela e dispôs os novos ‘soldados’ em sua frente, em duas filas. Quando tudo estava pronto, Teófanes ordenou:

- Levanta-te, soldado José Saturnino!

Zé Saturnino levantou-se e ficou em posição de sentido. Aí o major ordenou:

-Senta-te, cabo José Saturnino!

Zé Saturnino sentou-se, e os soldados lhe prestaram continência. Nova ordem do major:

- Levanta-te, sargento José Saturnino!

Zé Saturnino levantou-se, pondo-se de novo em posição de sentido. Os soldados prestaram continência. O major Teófanes deu um passo atrás e bradou:

- Descansar!...”

É... meus amigos... Em segundos, o paisana Zé Saturnino passa a ser sargento da PMPE, nas quebradas do Sertão...

Fonte “LAMPIÃO – A Raposa das Caatingas”. IRMÃO, José Bezerra Lima. 2ª edição, JM Gráfica & Editora LTDA. pg 216. Salvador – BA, 2014.
“LAMPIÃO – MEMÓRIAS DE UM SOLDADO DE VOLANTE”. LIRA, João Gomes. Pgs 335 a 337.
“LAMPIÃO E ZÉ SATURNINO”. SOBRINHO, José Alves. Pg 82 a 87.



Fonte: facebook
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário