Seguidores

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

A GRANDE MARCHA DE LAMPIÃO PARA MOSSORÓ Parada 08 - VISITA À FAZENDA LAGES

Por Geziel Moura

O dia 10 de junho de 1927 foi muito movimentado para o bando de Lampião, devido ao combate de Caiçara, Virgolino começou a perder a vantagem do sigilo, após tal refrega. Contornaram a Vila Vitória e seguiram para a Fazenda Lages.

Fazenda Lages
Fazenda Lages 

Massilon tinha motivação própria, para assaltar esta fazenda, pois já estivera nela no ano anterior, em que foi bem recebido pelo dono, João Fernandes o que não aconteceu com a esposa do fazendeiro. Assim, forçado por D. Liberalina, que não queria "pistoleiro" em sua propriedade, Massilon foi expulso, o que prometeu vingança a mulher.

Marcas de canos de fuzis na janela da Fazenda Lages
Lajedos em que os cabras passaram a noite

Agora chegara a hora da vingança, o cabra dizia a todos, que ia colocar um chocalho na mulher de João Fernandes. Entretanto, o castigo de Massilon, não se realizou, pois a notícia do combate de Caiçara, reverberou em todo canto da circunvizinhança, o que levou o casal trancar a casa e fugiram para Vitória, momentos antes da cabroeira chegar. A pilhagem da propriedade, foi inevitável, com roubo de jóias e objetos valiosos. 

 Córrego João Brandinho

Já estava no fim do dia 10, o bando resolveu acampar em excelentes lajedos, próximo ao córrego João Brandinho, onde pernoitaram.

Fonte: facebook
Página: Geziel Moura

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário